Ao ensinar uma nova modalidade esportiva, é preciso:
a) Ensinar seus fundamentos através das suas repetições, em exercícios que levam à perfeição.
b) Utilizar os conhecimentos esportivos prévios dos estudantes, associando conhecimentos. Além disso, se utilizar de jogos não esportivos e brincadeiras que podem se assemelhar ao esporte e, assim, colaborar para a aprendizagem deste.
c) Iniciar o ensino das regras oficiais do esporte, para que não haja possibilidade dos estudantes não aprenderem o esporte corretamente, visando o melhor rendimento.
d) Identificar os níveis de experiência do grupo heterogêneo e procurar nivelá-los.
Soluções para a tarefa
Resposta:
opção b
Explicação:
,
Resposta:
Utilizar os conhecimentos esportivos prévios dos estudantes, associando conhecimentos. Além disso, se utilizar de jogos não esportivos e brincadeiras que podem se assemelhar ao esporte e, assim, colaborar para a aprendizagem deste.
Explicação:
O treino de fundamentos fora de contexto dificulta a apropriação do conhecimento e a transposição da aprendizagem para uma situação de jogo. A especialização em uma modalidade específica visando ao melhor rendimento é destinada a uma parcela ínfima da população: atletas profissionais e em vias de profissionalização. A heterogeneidade não pode ser vista como um problema. O papel do professor não é buscar nivelá-los, mas saber que o contato entre diferentes promove aprendizagem. É preciso buscar a participação de todos, independentemente do grau de habilidade, valendo-se de jogos, atividades lúdicas, troca de experiências. Dessa forma, os menos experientes podem aprender o básico, e, ao mesmo tempo, os mais experientes terem oportunidades para desenvolver sua prática de maneira mais consciente.