Ao ensinar a língua materna o professor deve ensinar somente a norma culta da língua ? Justifique ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Isto depende dos objetivos da aula e do currículo escolar estabelecido.
Explicação:
Por exemplo, nos casos das típicas aulas de português nas típicas salas de aula do Brasil, a meta é justamente fazer com que os alunos saiam da escola conhecendo a norma culta, que é sempre solicitada nos vestibulares e na maioria das provas e testes para empregos hoje em dia.
A língua materna do professor pode não ser a mesma do aluno e existem muitos casos em que o aluno quer aprender não apenas a gramática certinha do idioma e sua norma culta mas também as gírias e a forma mais coloquial deste.
Neste caso então pode-se reservar uma ou mais aulas para ensinar, por exemplo, as gírias do idioma estrangeiro que se almeja aprender visto que na maioria dos países as pessoas não costumam falar o idioma nativo de modo certinho e o aluno que visa aprender o idioma nativo de outro país deve estar pronto para lidar com isto também.
Voltando ao caso das típicas aulas de português é possível, por exemplo, que um professor; interessado que os alunos saibam a respeito de como o idioma é falado nas diferentes partes do Brasil, decida passar um trabalho para ser feito e entregue sobre o assunto.
As aulas de idiomas estrangeiros voltadas para testes de proficiência (TOEFL, DELE, DALF, por exemplo) costumam ser (até onde eu sei) do tipo que ensina apenas a norma culta.