Pedagogia, perguntado por joiceizabel3, 11 meses atrás

Ao discutir o papel e a importância da Filosofia da Educação na formação dos educadores, Dermeval Savianni parte da ideia de que o que leva o homem a filosofar são os “problemas” que interrompem o curso espontâneo e natural de sua existência e o obrigam a refletir. Contudo, argumenta que nem todos os problemas são, de fato, “problemáticos”. Assinale a alternativa que apresenta a especificidade de um problema, no sentido filosófico do termo:

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
1

As alternativas são:

A - Quando a questão investigada se revela incompreensível ao homem, isto é, quando se apresenta como um mistério, então estamos diante de um problema.

B - O que define um problema é o desconhecimento dos procedimentos adequados para alcançar as respostas necessárias à sua solução.

C - O problema se define pela necessidade, isto é, quando nos confrontamos com uma questão (objetiva), cuja resposta se desconhece e que se necessita (subjetivamente) conhecer.

D - Uma questão constitui um problema para o homem quando apresenta um elevado grau de complexidade.

E - Diz-se que algo é um problema quando, frente a diferentes hipóteses possíveis, o homem se depara com um dilema.

Em sentido filosófico, um problema é deparar-se com algo que é desconhecido mas que, por alguma razão, o sujeito precisa conhecer, seja por uma necessidade física (quais plantas são comestíveis, por exemplo), seja por uma curiosidade pessoal, de modo que todo problema é, de maneira resumida, um "buraco" no conhecimento que os sujeitos precisam conhecer.

Não necessariamente todo problema apresenta um dilema ou precisa ser uma questão complexa - há questões complexas que não são problemáticas e questões simples que o são - e nem necessariamente precisa ser "incompreensível".

É correta a alternativa C.

Perguntas interessantes