Ao discorrer sobre ideologia, Marilena Chauí afirma que “(...) a coerência ideológica não é obtida malgrado as lacunas, mas, pelo contrário, graças a elas. Porque jamais poderá dizer tudo até o fim, a ideologia é aquele discurso no qual os termos ausentes garantem a suposta veracidade daquilo que está explicitamente afirmado”. (CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense, 1981, p. 04). I. O fundamento último do mundo capitalista não são interesses quaisquer, mas os interesses econômicos de classe. II. Na maioria das sociedades capitalistas, as desigualdades são ocultadas pelos princípios ideológicos que afirmam a importância dos seguintes elementos: o progresso, o “vencer na vida”, o individualismo, a mínima presença do Estado na economia e a soberania popular por meio da representação. III. Ideologia corresponde às ideias que predominam em uma determinada sociedade, portanto expressa a realidade tal qual ela é na sua objetividade. IV. Uma pessoa pode elaborar uma ideologia, construir uma “questão” individual sem interferências anteriores e influências comunitárias para a sua sustentação. Assim, com base em sua própria ideologia, ela poderá refletir e agir em sua sociedade. Considerando o fragmento do texto de Marilena Chauí e as afirmativas acima baseadas no conceito de ideologia para Karl Marx que ataca a ideologia capitalista. Assinale a alternativa abaixo que apresenta apenas as afirmativas corretas: I e III. I e II. II e IV. Todas as afirmativas estão corretas. todas as afirmativas estão erradas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
II e IV sao corretas
Explicação:
Apenas as alternativas II e IV dialogam sobre os conceitos apresentados sobre ideologia por Marilena Chauí.
Aprofundando as teorias aplicadas por Marilena Chaui, vemos que o questionamento surge como uma fundamentação ética, que é utilizada a partir da cultura de cada sociedade instituindo uma moral.
É possível observar que os valores aplicados entre o bem e ao mal, bem como as diversas culturas e sociedades fortemente hierarquizadas possuem diferenças que devem ser respeitadas.
Por isso, as diferentes linguagens também seguem uma estrutura socioeconômica, visto que os interesses da minoria que detém o poder, sobrepõe as massas que precisam de atenção, carecendo de elementos básicos para a vida.
Mais sobre as ideias de Marilena Chauí:
https://brainly.com.br/tarefa/16975636