Ao definir um conto literário, qual característica é considerada específica a essa forma?
A.
Narrador onisciente.
B.
Tempo psicológico.
C.
Estratégias para criar uma expectativa.
D.
Unidade de composição.
E.
Moral.
Soluções para a tarefa
A característica do conto literário está presente na letra D.
O conto literário é marcado pela unidade de composição porque é um gênero textual que apresentam ação dramática, cuja intenção é despertar a atenção do leitor para a história.
Os contos literários são classificados como sendo narrativas curtas que apresentam apenas uma ação, isto é, geralmente acontece em apenas um ambiente, um espaço.
A linguagem usada é simples, com poucos personagens, deve ser construído com introdução, desenvolvimento (com o clímax) e o desfecho da história (a sua conclusão).
Abraços!
Resposta:
D. Unidade de composição.
Explicação:
O conto literário compartilha com os demais gêneros narrativos a necessidade de um narrador, que organiza a história no tempo (que pode ser cronológico ou psicológico), com maior ou menor tensão ou expectativa em relação ao desenvolvimento e ao desfecho. Pode apresentar uma moral, um ensinamento a partir de sua estrutura, ainda que isso seja mais comum nas narrativas de tradição oral. Mas o que realmente singulariza o conto é a concisão da ação dramática, sua composição focada em um núcleo de ação restrito, para direcionar bem a atenção do leitor.