[. ] Ao decidir romper com Portugal, dom Pedro deixou o Rio de Janeiro e viajou a cavalo os 500 quilômetros até São Paulo para apaziguar cisões políticas, selar parcerias e, então, proclamar a Independência. Foram três semanas engolindo poeira. Depois de atravessar a Serra do Mar, ele e sua guarda imperial pernoitaram nas pequenas vilas que povoavam o Vale do Paraíba – dom Pedro era recebido por cavaleiros e curiosos, pessoas que jamais tinham visto um herdeiro do Império. Muitos se juntaram à comitiva real numa romaria cívica que foi se tornando mais numerosa. O historiador Octávio Tarquínio de Sousa conta que quando o imperador passou pela cidade de Taubaté, onde dormiu, deixou o acampamento, alimentou-se com toucinhos e farinha de mandioca [. ]. Com base nesse texto, o modelo político adotado no Brasil com sua independência foi baseado na ideia de
despotismo esclarecido. Governo teocrático. Monarquia hereditária. República popular
Soluções para a tarefa
Sobre a ação de Dom Pedro de romper relações com Portugal, podemos afirmar que o modelo político adotado no Brasil após a independência foi baseado nas ideias do despotismo esclarecido. Portanto a alternativa correta é a letra:
- a) Despotismo Esclarecido
Análise Das Afirmativas Sobre Independência do Brasil
a) Está CORRETA, pois o conceito de despotismo esclarecido está pautado na forma de governo que um monarca irá ter, ou seja, mesmo que seja uma monarquia, o monarca irá tomar decisões pautadas nas ideias iluministas. Dom Pedro foi praticante dessa ideia, justamente pela independência ter grande presença das elites liberais.
b) Está INCORRETA, pois com o governo do Dom Pedro ele vai elevar as vontades do Estado sobre a Igreja.
c) Está INCORRETA, pois o Brasil não era uma monarquia e sim uma colônia sob o comando de uma monarquia.
d) Está INCORRETA, pois após a independência, o Brasil ainda continuou sendo governado pelo sistema monarquista.
Saiba mais sobre "Independência do Brasil" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/46947189
#SPJ1