Ao cruzarmos uma planta vermelha com uma planta branca, nasceram todas as plantas vermelhas (F1). Quais seriam as porcentagens de a geração F2 nascer heterozigótica ou homozigótica? Justifique a sua resposta.
Soluções para a tarefa
A resposta depende, a questão não deixa claro se devemos cruzar as plantas da geração F1 consigo mesmo ou realizar um retrocruzamento com seus pais, então, temos três possibilidades de cruzamento. Eu irei supor o que é mais comumente pedido nas questões: o cruzamento das plantas de F1 consigo mesmas. Qualquer informação adicional basta enviar no comentário da resposta.
Primeiramente devemos entender o genótipo das plantas da geração F1. Na geração parental (P), temos uma planta vermelha cruzando com uma planta branca, o que resulta em todas as plantas da geração F1 com fenótipo vermelho. Esse resultado indica que a cor vermelha é dominante sobre a cor branca, logo, conseguimos identificar o genótipo dos pais.
A planta branca da geração parental (P), como tem fenótipo recessivo, é obrigatoriamente homozigota recessiva (aa). Como as plantas da geração F1 são vermelhas, elas têm, obrigatoriamente, o alelo dominante (A). Como a planta de cor branca só pode doar o alelo (a), visto que é o único que ela possui, temos que as plantas da geração F1 terão os alelos (A) e (a), logo, serão heterozigotas (Aa).
Como o nosso objetivo é cruzar uma planta da geração F1 com outra planta da geração F1, estamos cruzando dois indivíduos heterozigotos (Aa). Realizando o quadro de Punnet, o resultado deste cruzamento será
x =
Isso nos mostra que para a geração F2 há 50% de chance da planta ser heterozigota (vermelha), 25% de chance da planta ser homozigota dominante (vermelha) e 25% de chance da planta ser homozigota recessiva (branca).