Ao criar um Modelo Relacional, situações mapeadas no modelo conceitual precisam ser convertidas. Em uma representação, por exemplo, relacionamentos dão origem ao conceito de chave estrangeira. Analise as seguintes situações sobre algumas situações nessa conversão do Modelo de Entidade e Relacionamento (MER) em um Modelo Relacional, e assinale (V) verdadeiro para indicar que o tratamento na conversão está correto e (F) Falso para situações em que o tratamento da conversão não está correto.
( ) Em um sistema de consulta médica em que um Paciente mora em um Bairro e um Bairro pode ser associado a vários clientes. Nesse caso, uma chave estrangeira Bairro deve ser incorporada na tabela Cliente.
( ) Em um sistema de uma empresa em que um Funcionário chefia apenas um setor e um setor é chefiado apenas por um Funcionario. Nesse caso, uma chave estrangeira Setor pode ser adicionada em Funcionario ou uma chave estrangeira Funcionario pode ser adicionada em Setor.
( ) Em um sistema de condomínio em que um Morador mora em apenas um apartamento e um apartamento pode conter vários moradores, uma chave estrangeira Apartamento deve ser incorporada na tabela de Moradores.
( ) Em um sistema de escola em que um aluno pode cursar várias disciplinas e uma disciplina pode conter vários alunos, uma tabela associativa deve ser criada contendo duas chaves estrangeiras, uma para Aluno e uma para Disciplina. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Soluções para a tarefa
Resposta:
V, V, V, V.
Explicação:
A alternativa apresenta a sequência correta, já que o primeiro item é verdadeiro, pois a relação entre Bairro e Cliente é 1:N e, nesses casos, a chave é transposta de Bairro para Cliente. O segundo item é verdadeiro, pois a relação de chefia entre Funcionário e Setor é 1:1 e, nesses casos, pode-se transpor a chave de Funcionário para Setor ou vice versa; apesar de ser mais apropriado levar a chave para de Funcionário para Setor. O terceiro item é verdadeiro, pois a relação entre Apartamento e Morador é 1:N e, nesse caso, a chave estrangeira é transposta de Apartamento para Morador. Por fim, o quarto item é verdadeiro, pois a relação entre alunos e disciplinas é N:N e, nesse caso, é criada a tabela associativa com as chaves estrangeiras referenciando cada uma das tabelas.
Resposta:
V,V,V,V
Explicação:
O primeiro item é verdadeiro, pois a relação entre Bairro e Cliente é 1:N e, nesses casos, a chave é transposta de Bairro para Cliente. O segundo item é verdadeiro, a relação de chefia entre Funcionário e Setor é 1:1 e, nesses casos, pode-se transpor a chave de Funcionário para Setor ou vice-versa; apesar de ser mais apropriado levar a chave para de Funcionário para Setor. O terceiro item é verdadeiro, pois a relação entre Apartamento e Morador é 1:N e, nesse caso, a chave estrangeira é transposta de Apartamento para Morador. Por fim, o quarto item é verdadeiro, pois a relação entre alunos e disciplinas é N:N e, nesse caso, é criada a tabela associativa com as chaves estrangeiras referenciando cada uma das tabelas.