Ao contratar uma empresa de internet banda larga, a primeira escolha que se faz é o plano de velocidade. Quanto maior a velocidade de download e upload, maior será o valor do plano. Mas como é que se mede a velocidade de uma internet?
a) Quais são as grandezas envolvidas no cálculo da velocidade de sua internet?
b) Qual é a relação entre a taxa de transferência e a velocidade de conexão?
c) Descreva como é realizado o teste de um medidor de velocidade de internet.
d) Acesse um dos medidores disponíveis no site e verifique a velocidade da sua internet durante o período de pico (19h às 21h) e faça um registro de segunda a sexta-feira. Compartilhe o resultado dos seus registros com seus colegas, comparando a velocidade do seu plano com os dados coletados durante o horário de pico.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) O bit e o byte deram origem a mais duas unidades de grandeza: bps (bit por segundo) e o B/s (byte por segundo). Ambas pertencem à grandeza “taxa de transferência” e também são responsáveis por boa parte das reclamações recebidas nas centrais de atendimentos das empresas prestadoras de serviços de Internet.
b) A taxa de transferência é medida em bits por segundo (bps). Nos termos de hoje, isso será expresso em megabits por segundo (Mbps), ou gigabits por segundo (Gbps). Taxa de conexão: velocidade na qual uma conexão é estabelecida entre dois dispositivos. Esse resultado será exibido em bits por segundo.
c) Para "estatísticas de sua conexão", basta dividirmos o resultado em kbps por 8, pois como vimos acima, passa o valor de kbps para KB/s. Vamos a um exemplo prático: Se sua conexão com a Internet é de 500kbps e você vai fazer um download, a velocidade máxima que você vai alcançar é 500/8, ou seja 62.5KBytes.
d) vá em algum aplicativo ou site que veja a velocidade da sua internet e olhe o máximo que deu, ex: 5mb por segundo