Química, perguntado por guilhermefontes447, 6 meses atrás

Ao contrário dos demais elementos químicos, os átomos dos gases nobres dificilmente se combinam com outros. Normalmente, são encontrados isolados, formando substâncias simples e monoatômicas. Por isso, são considerados relativamente inertes, ou seja, incapazes de reagir com outras substâncias. Localize os gases nobres na tabela periódica (grupo ou família) e indique como aumenta o raio atômico (tamanho dos átomos) nesse grupo, UTILIZANDO OS ÁTOMOS DE HÉLIO E DE XENÔNIO COMO REFERÊNCIAS PARA A EXPLICAÇÃO, JUSTIFICANDO sua resposta com a apresentação do motivo dessa variação.

Soluções para a tarefa

Respondido por lucas2099999
2

Resposta:

A) Os átomos de gases nobres são denominados estáveis por não apresentarem a necessidade de associar-se a outro átomo de um elemento diferente, ou seja, os gases nobres dificilmente formam substâncias químicas compostas. Isso acontece apenas em condições laboratoriais específicas.

Em razão dessa estabilidade, foi atribuída aos gases nobres a teoria do octeto, na qual um átomo somente pode ser considerado estável ou quimicamente inerte se ele apresentar dois ou oito elétrons em sua camada de valência, já que o hélio apresenta dois elétrons na camada de valência e todos os outros gases nobres apresentam oito elétrons nessa camada.

Mesmo sendo estáveis, cientistas conseguiram originar substâncias e íons a partir de gases nobres. Os únicos gases nobres que ainda não formaram substâncias estáveis em laboratório foram o Hélio e o Neônio (apenas formam grupos que se decompõem muito rapidamente por serem muito estáveis). Alguns exemplos de substâncias originadas a partir de gases nobres são:

XeO3

XeO4

AuXe4+2

b) Estado físico

Em condições naturais de temperatura e pressão, ou seja, a 25 oC e 1 atm, os elementos da família VIII A somente são encontrados no estado físico gasoso, pois apresentam um baixo ponto de ebulição.

c) Ocorrência na natureza

Os gases nobres, de uma forma geral, estão presentes na atmosfera terrestre. A quantidade de cada um deles na atmosfera não é grande, pois, de todos os gases que compõem a atmosfera terrestre, eles constituem apenas 0,91%. O mais comum é o gás argônio.

espero ter ajudado! ( > ^ - ^ >)

Perguntas interessantes