Ao contrário do que muitos educadores pensam, o brincar não é perda de tempo ou uma forma de suprir um tempo que sobrou no final da aula com brincadeiras sem objetivos. Brincar é coisa séria. Os brinquedos são importantes recursos pedagógicos que auxiliam o professor em suas aulas, pois, ao brincar, a criança também está aprendendo, porém de forma dinâmica e prazerosa" (SOUZA, 2019, p. 141).
SOUZA, M. M. P. Metodologia da Alfabetização. Maringá: Unicesumar, 2019.
Sabemos que os jogos e brincadeiras são importantes e se constituem como um momento de aprendizagem significativa para a criança. Desta forma, com base no exposto e em nossos estudos na disciplina, avalie as afirmativas no que diz respeito às contribuições dos jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem infantil:
I. A brincadeira possui três características: alienação, imaginação e regra.
II. O brincar é um instrumento pedagógico de assimilação da aprendizagem.
III. As brincadeiras se configuram como atividades socioculturais e possibilitam a construção de valores e hábitos do grupo social que a prática.
IV. A aprendizagem, por meio do brincar, ocorre a partir de dois objetivos, a função lúdica e a função educativa que se entrelaçam em uma única finalidade: a aprendizagem.
É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
23
todas as alternativas:
I, II, III e IV
araujoroberta93:
Acredito que todas estão corretas pg, 142,143
Respondido por
14
Alternativa 5: I, II, III e IV.
O brincar é fundamental na educação infantil. Por isso é preciso que a escola, bem como os professores façam um planejamento adequado para que as brincadeiras sejam incluídas no aprendizado das crianças.
Portanto, a brincadeira se configura como um importante instrumento pedagógico para o aprendizado.
Além disso, as brincadeiras se mostram como fundamentais para a construção de valores e hábitos do grupo social, uma vez que a criança mantém contato com os demais alunos, conhece outras culturas, valores.
Abraços!
Perguntas interessantes