“Ao contrário do barroco, conformista e quase obediente às regras estabelecidas, os árcades brasileiros do século 18 iniciaram uma tímida atuação no sentido de promover o Brasil, visando a colocá-lo no mesmo plano de países civilizados através de um processo de conscientização, que salientava o papel social do escritor e o seu sentimento nacional. Tocados pelos ventos da ilustração, que sopravam na Europa, e pela situação de dependência do país, promoveram as primeiras discussões sobre a questão do estatuto colonial, criticando os abusos e a exploração empreendida pela nobreza e o clero.”
(DURIGAN, Jesus Antonio. Erotismo e literatura. São Paulo: Ática, 1985, p. 48.)
O desenvolvimento desse parágrafo foi mediante:
a)
relação de causa e efeito.
b)
contraste ou confronto de ideias.
c)
definição.
d)
enumeração de detalhes.
e)
relação de causa e efeito.
Soluções para a tarefa
Respondido por
38
A resposta é a b, porque no arcadismos os brasileiros queriam a comparação com a Europa.
Respondido por
17
Resposta letra B
O arcadismo no Brasil foi diferente e tinha como proposta a renovação de ideias e a elevação do Brasil e de suas características.
Os árcades brasileiros tratavam de temas como os indígenas e assuntos relacionados a colônia brasileira e seus problemas.
Outro aspecto dessa corrente literária foi as lutas realizadas na colônia para adquirir a independência. Vários escritores brasileiros recorreram a essa nova corrente para expressar suas inseguranças quanto à colonização.
Perguntas interessantes
Português,
10 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
Artes,
10 meses atrás
Filosofia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás