Ao contrário da velha concepção do modelo de geração de energia das usinas hidrelétricas, estudos de pesquisadores da UFRJ mostram que, em alguns casos, as hidrelétricas podem produzir mais poluentes do que as próprias usinas termelétricas, fruto da chegada de novos materiais orgânicos à barragem, trazidos pelos rios e pelas chuvas, e que sofrem decomposição por algas ali presentes.
Um impacto ambiental advindo deste tipo de atividade e que contradiz a ideia a respeito da geração de energia hidrelétrica é o(a)
a) inversão térmica.
b) formação de ilhas de calor.
c) intensificação do efeito estufa.
d) aumento do furo na camada de ozônio.
e) descontrole do regime de cheias do rio.
Soluções para a tarefa
Resposta:
c) Intensificação do efeito estufa
Explicação:
Um exemplo de hidrelétricas que estão trazendo poluição, são as hidrelétricas da Amazônia que emitem mais gases de efeito estufa que usinas a carvão, óleo e gás.
Nota:
Elas podem contribuir com os gases do efeito estufa? A priori não, porém um estudo de pesquisadores da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mostra que barragens de hidrelétricas produzem quantidades consideráveis de metano, gás carbônico e óxido nitroso, gases que provocam o chamado efeito estufa. Em alguns casos, elas podem emitir mais gases poluentes do que as próprias termelétricas movidas a carvão mineral ou a gás natural.
Resposta:
C
Explicação:
Até bem pouco tempo acreditava-se que as hidrelétricas eram uma fonte de energia limpa ou não poluente. Hoje sabe-se que elas causam grandes impactos ambientais como, por exemplo, a decomposição da vegetação submersa que dá origem a gases como o metano, o gás carbônico e o óxido nitroso, que causam mudanças climáticas.
Contribuindo com o efeito estufa