História, perguntado por fernandaapare5, 1 ano atrás

"Ao contrário da festa oficial, o carnaval era o fundo de uma espécie de libertação temporária da verdade dominante e do regime vigente, de abolição provisória de todas as relações hierárquicas, privilégios, regras e tabus. Era a autêntica festa do tempo, a do futuro, das alternâncias e renovações."

O trecho de texto de Mikhail Bakhtin aponta para uma determinada interpretação das manifestações populares, em especial o carnaval, qual seja:

Alternativas:

a)

O carnaval seria um momento no qual as classes dominantes aceitavam de forma espontânea as manifestações de rebeldia das classes populares.
b)

As classes subalternas projetavam o carnaval de forma consciente com o objetivo de contestar o poder classe dos dominantes e promover revoluções sociais.
c)

O carnaval seria uma festa popular que, no contexto cultural de sua época, as classes populares utilizavam também para contestarem o domínio das classes dominantes pelo tempo em que transcorriam as festas.
d)

Na perspectiva de Bahktin, o carnaval seria um "momento cultural" no qual os papeis sociais se invertiam de forma grotesca com o objetivo de anular as tensões entre as classes.
e)

A hierarquia era atacada, de forma simbólica, pelo carnaval popular, tendo como pano de fundo cultural a crítica à nobreza e ao clero protestante.

Soluções para a tarefa

Respondido por cristianowilerson
1

Resposta:

Alternativa "C"

Explicação:

Perguntas interessantes