Ao contrário da América espanhola, a América portuguesa não apresentou, no princípio, abundância de metais preciosos. Na falta de riqueza mineral, foi o açúcar que, em termos econômicos, tornou viável os primeiros passos da colonização. A respeito do contexto da produção de açúcar nos engenhos coloniais portugueses durante o século XVI, assinale a afirmativa correta. Escolha uma: a. A existência de um solo ideal para o cultivo da cana de açúcar levou as capitanias situadas nas atuais regiões Nordeste e Centro-Oeste do Brasil a experimentarem um maior desenvolvimento. b. A organização da produção açucareira no Brasil estava voltada para o atendimento da crescente e rentável demanda do mercado europeu, não atendida pelos engenhos da colônia portuguesa dos Açores. c. A autoridade do senhor de engenho se restringia aos limites de sua propriedade. Fora de suas terras, sua autoridade ficava submetida às leis e normas da Coroa Portuguesa, defendidas na Colônia por um forte aparato militar e judiciário. d. Os senhores de engenho, em comparação com os barões do café, tratavam seus escravos com menos violência, pois estes eram tidos como mercadorias de alto valor e de difícil reposição. e. O alto valor do açúcar no mercado internacional promoveu um grande acúmulo de riqueza na Colônia, que logo superou, em volume, a economia da Metrópole.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A organização da produção açucareira no Brasil estava voltada para o atendimento da crescente e rentável demanda do mercado europeu, não atendida pelos engenhos da colônia portuguesa dos Açores.
Explicação:
A produção açucareira da América portuguesa era voltada para o abastecimento do mercado externo europeu, que já não era atendido pela produção das ilhas atlânticas, como a colônia portuguesa dos Açores.
Por não possuírem uma riqueza mineral, como as colônias da América Espanhola, foi desenvolvido na América Portuguesa a ampla produção de cana-de-açúcar, para a produção do açúcar, produto raro e com alta demanda entre a burguesia europeia. Portanto, a alternativa correta é a letra B).
Produção de Açúcar na América Portuguesa
Em razão do clima ameno e do solo ideal, a produção de açúcar no Brasil foi a forma da Coroa portuguesa encontrar uma forma de lucrar, em razão da falta de metais preciosos no território brasileiro.
O sistema de produção açucareiro foi implantado no Brasil após o sucesso dessa atividade nas capitanias de Pernambuco (Nordeste) e São Vicente (Sudeste). Após a adesão do sistema das capitanias hereditárias, a atividade açucareira passou a suprir a demanda europeia, fato que a colônia dos Açores já não estava conseguindo.
Saiba mais sobre "Produção de Açúcar na América Portuguesa" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/27487859
#SPJ2