Ao considerarmos o tema da motivação de indivíduos e de grupos/equipes de trabalho, alinhado às atribuições privativas e as competências profissionais do/a assistente social percebemos que existe uma série de habilidades que o profissional precisa adquirir e desenvolver para atender às novas demandas dos espaços de trabalho e à formatação que as profissões têm assumido no universo organizacional. “[...] e é tarefa das mais desafiadoras, não apenas porque o tema em si é revestido de grande complexidade, mas principalmente porque exige apreender a reconfiguração dos espaços ocupacionais à luz da nova morfologia do trabalho, no contexto de crise do capital e do profundo ataque contra o trabalho e os direitos da classe trabalhadora” (RAICHELIS, 2020, p.11)
Somos profissionais essenciais que atuamos em vários espaços sócio ocupacionais!
Cláudia assistente social- AS, da Unidade Básica de Saúde - UBS Maria Clara em Jajataí-PR, continuou trabalhando na pandemia do COVID-19, mesmo sem equipamentos de proteção adequados e, em muitos casos se viu sem condições de realizar um bom atendimento, por falta de políticas públicas adequadas em seu Município, deixando-a muito frustrada!
Vejamos o caso de Dona Vera que é atendida por Cláudia, ela tem 69 anos (grupo de risco do COVID-19), trabalha de diarista, paga aluguel de R$ 200,00, cuida de seus 03 netos com idades escolares do ensino fundamental, sua filha faz uso frequente e abusivo de substâncias psicoativas (drogas) por isso está em situação de rua e não ajuda a mãe.
Dona Vera encontra-se bem doente com diabetes alto e não consegue controlar por falta de alimentação adequada, porque ganha muito pouco e tem que alimentar os netos, além disso tem pressão alta, problemas cardíacos e agora está com reumatismo nas mãos, desta forma não consegue trabalhar da mesma forma para pagar suas despesas. Porém, trabalha uma vez por semana a muitos anos para uma família que tem 06 pessoas, o casal mais 04 filhos jovens, que frequentam a noite e um deles contraiu o COVID-19, passando para Dona Vera. Olhando para tantas dificuldades da família de Dona Vera, como a assistente social consegue se manter motivada a trabalhar? Como não absorver tantos problemas para si?
dalilajacinto223:
Oi
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Os assistentes sociais são elementos imprescindíveis para a sociedade, sendo verdadeiras bases para que a proteção social de grupos mais necessitados seja de fato, efetiva.
Esses profissionais, entretanto, também são constantemente abalados por realidades que acompanham no dia a dia. Por essa razão, no período de formação acadêmica, matérias destinadas a tal preparo psicológico são estudadas, evitando que os problemas da sociedade sejam por eles absorvidos.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás