Informática, perguntado por fylypy2010, 10 meses atrás

Ao considerarmos 3 dos 5 pilares da governança corporativa (gestão de riscos, gestão de recursos, medição de resultados), indique três medidas que o gestor de TI poderia adotar para garantir que o departamento de TI esteja alinhado com a governança de TI (uma medida para cada pilar). Justifique a escolha destas medidas em relação a governança de TI e aos pilares indicados.

Soluções para a tarefa

Respondido por odlanyer533
4

Resposta:A Governança de T.I é um conjunto de controles, práticas e ações específicas da área de tecnologia que têm como objetivo realizar o alinhamento estratégico da T.I. com o negócio; proporcionando à Governança Corporativa de uma empresa, maior probabilidade de controlar e monitorar os resultados, as metas e os objetivos propostos, e minimizar os riscos para viabilizar maior transparência, ética e credibilidade perante o mercado.

Vamos partir do início nos perguntando: o que é governança corporativa ?

De acordo com o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), uma “Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas”.

Partindo deste princípio, podemos definir o que é, configurar e manter uma empresa eficaz, é estruturar uma forma segmentada e hierárquica.

Cada departamento é responsável por sustentar o principal da organização, ou seja, o foco do negócio. Essa estrutura é chamada de Governança Corporativa.

Cada departamento possui seus próprios pilares, que nada mais são do que um conjunto de ferramentas, regras e conceitos replicáveis que garantem o cumprimento dos objetivos de cada setor dentro dessa governança corporativa, atendendo as necessidades específicas de cada área.

COBIT

A Tecnologia da Informação é um dos departamentos dentro da gestão de negócios que compõe a governança corporativa. Sendo assim ela possui sua própria governança, um dos modelos internacionalmente conhecidos é denominada como COBIT (Control Objectives for Information and related Technology).

Esse modelo é mantido pelo ISACA, um instituto de atuação internacional formado por diversas empresas de TI ao redor do globo e que gere certificações de segurança, auditoria, governança e risco reconhecidas mundialmente.

Quais são os 5 pilares?

Os pilares – como disse anteriormente – é um conjunto de boas práticas, conceitos e diversas ferramentas dentro da governança de T.I.

Essas ferramentas foram desenvolvidas ao longo dos anos por diferentes organizações e hoje, servem como referência para serem aplicadas em cada pilar.

Todas tem o propósito de gerar maior valor agregado em suas entregas, através de estratégias processuais e mensuráveis, contribuindo com o resultado final da gestão do negócio.

Poderíamos discorrer sobre muitas outras, porém neste artigo vamos destacar as mais populares:

Gestão de Serviço

Para gerir os serviços de tecnologia dentro dessa estrutura, podemos adotar o ITIL (do inglês Information Technology Infrastructure Library).

Como o próprio nome já diz, é uma biblioteca de processos para infraestrutura, ou seja um conjunto de boas práticas aderente ao COBIT, com o objetivo de contribuir na execução dos controles propostos.

Satisfação do cliente, eficiência operacional, redução nos custos, suporte útil e alinhamento do setor de TI com a área de negócios são alguns dos objetivos desta biblioteca.

Gestão de Projeto

Na área de projetos, o PMBOK (Project Management Base of Knowledgement) é um conjunto de disciplinas e ferramentas que formam um referencial completo para a gestão de projetos, adeptos ao COBIT.

O gerenciamento de projeto a partir do PMBOK tornou-se um divisor de águas no mundo de gestão de projetos, e hoje é o conceito mais difundido no universo dos projetos.

Nível de Maturidade em Desenvolvimento

O CMMI (Capability Maturity Model Integration) é a ferramenta criada para aprimorar e garantir a qualidade do que é desenvolvido na fábrica de software.

O objetivo com essa proposta é elevar o nível de maturidade no desenvolvimento, reduzir falhas não identificadas em testes e retrabalhos, diminuir riscos gerais, melhorar a produtividade e assertividade da produção e atender requisitos legais do contratante que necessidade de maturidade no desenvolvimento.

Gestão de Processos

O Business Process Management (BPM) é um conceito antigo, porém continua a ser extremamente atual, talvez mais do que nunca, pela sua visão holística das organizações e da importância que a tecnologia têm como facilitadora na criação de valor.

É também sequaz ao COBIT e possui uma abordagem disciplinar para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos de negócios para alcançar resultados consistentes e alinhados com os objetivos estratégicos da organização.

Gestão da Segurança da Informação

Este tem sido um dos pilares mais populares e merecedores de atenção nos últimos anos.

No cenário onde crimes e fraudes tornam-se mais populares diariamente, a Segurança da informação tem ganhado importância e força nas empresas.

No campo da segurança temos a ISO 27001 como norma na segurança da informação e contamos com a certificação PCI-DDS, com foco em segmentos relacionados a transações financeiras.

Explicação:

Perguntas interessantes