Ao comentar o romance Til e, inclusive, a cena do capítulo "O samba", aqui reproduzida, Araripe Jr., parente do autor e estudioso de sua obra, observou que esses são provavelmente os textos em que Alencar "mais se quis aproximar dos padrões" de uma "nova escola", deixando, neles, reconhecível que, "no momento" em que os escreveu, "algum livro novo o impressionara, levando-o pelo estímulo até superfetar* a sua verdadeira índole de poeta". Alguns dos procedimentos estilísticos empregados na cena aqui reproduzida indicam que a "nova escola" e o "livro novo" a que se refere o crítico pertencem ao que historiadores da literatura chamaram de (*) "superfetar" = exceder, sobrecarregar, acrescentar-se (uma coisa a outra). a) Romantismo-Condoreirismo. b) Idealismo-Determinismo. c) Realismo-Naturalismo. d) Parnasianismo-Simbolismo. e) Positivismo-Impressionismo.
#FUVEST
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A alternativa correta é a letra c) Realismo-Naturalismo.
Vamos aos dados/resoluções:
É sabido que José de Alencar foi um dos maiores representantes da corrente literária indianista e o principal romancista brasileiro da fase romântica.
Ainda que José de Alencar seja um dos legítimos autores do Romantismo, o trecho em questão apresenta fortes características de textos do Realismo-Naturalismo, como "O Cortiço". E podemos observar isso pela zoomorfização dos personagens, presentes na cena do Capítulo "O Samba".
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Contabilidade,
1 ano atrás