História, perguntado por agalloarrondo3717, 11 meses atrás

Ao chegar à Oban, fui conduzido à sala de interrogatórios. A equipe do capitão Maurício passou a acarear-me com duas pessoas. O assunto era o congresso da UNE em Ibiúna, em outubro de 1968. Queriam que eu esclarecesse fatos ocorridos naquela época. Apesar de declarar nada saber, insistiam para que eu "confessasse". Pouco depois levaram-me para o pau de arara. Dependurado, nu, com mãos e pés amarrados, recebi choques elétricos, de pilha seca, nos tendões dos pés e na cabeça. Eram seis os torturadores, comandados pelo capitão Maurício. Davam-se "telefones" (tapas nos ouvidos) e berravam impropérios. Isso durou cerca de uma hora.
(Frei B etto . B a tis m o d e sa n g u e : o s d o m in ica n o s e a m o rte d e C a rlo s M arighella. R io d e Janeiro: C iviliza ção B rasileira, 1983).

O texto acima discorre sobre os procedimentos dos militares e demais grupos responsáveis pela repressão contra aqueles que lutavam contra a ditadura instaurada no Brasil em 1964. Sobre a ação do regime ditatorial, podemos afirmar que:

a) a suspensão dos direitos e garantias individuais serviu ao propósito de debelar a oposição com violência.
b) a tolerância política dos generais-presidentes conteve os excessos dos simpatizantes da ditadura.
c) a sociedade brasileira estava indiferente às questões da democracia e da justiça social.
d) os tenentes foram os responsáveis pelo questionamento da ordem e exigiram medidas modernizadoras.
e) o estabelecimento do Estado Novo garantiu a entrada do país na etapa da redemocratização política.

Soluções para a tarefa

Respondido por Sabrinaalmeid4
13
Olá,

 A resposta correta é a letra a:

a suspensão dos direitos e garantias individuais serviu ao propósito de debelar a oposição com violência

A ditadura militar foi marcada por intensos conflitos, a falta da liberdade de expressão, as fortes repressões por movimentos contrários as regras colocadas pelo governo e etc.

 O mais abrangente e autoritário de todos os outros atos institucionais, foi o AI-5 que, na prática, revoga os dispositivos constitucionais de 67. Reforça os poderes discricionários do regime e concede ao exército o direito de determinar medidas repressivas específicas, como decretar o recesso do Congresso, das assembleias legislativas estaduais e Câmaras municipais, ou seja foi o ato responsável pela queda total da liberdade de expressão no Brasil.

  A ditadura militar reprimia com total força bruta e violência qualquer pensamento que não fosse padronizado aos pensamentos do governo regido naquele momento.

   Porque as demais estão incorretas:

letra B: Está incorreta porque o governo não tinha muita tolerância com nada e porque não existiam mais muitos simpatizantes a ditadura militar.

letra C: Está incorreta porque neste período existiram muitos movimentos que lutavam contra a permanência da ditadura militar.

letra D: Está incorreta, pois foi a participação popular que criou diversas lutas e que exigiram medidas modernizadoras.

letra E: Está incorreta mais uma vez, pois foi o povo que lutou e conseguiu a redemocratização.
Perguntas interessantes