Ao chegar a Calicute, em 1498, o navegador português Vasco da Gama aguardou que embarcações locais se aproximassem das naus e mandou um membro da tripulação para terra, o degredado João Nunes. Este encontrou no porto dois comerciantes tunisinos, que sabiam falar castelhano e genovês, travando o seguinte diálogo, registrado por um português anônimo:
- Ao diabo que te dou; quem te trouxe cá?
E perguntaram-lhe o que vínhamos buscar tão longe.
E ele respondeu:
- Vimos buscar cristãos e especiaria.
(Adaptado de VILLIERS, John. Vasco da Gama, o Preste João das Índias e os cristãos de São Tomé. In: Oceanos: Vasco da Gama. Lisboa, 1998.)
(A) Justifique por que "buscar especiaria" foi uma importante motivação econômica da Expansão Marítima portuguesa.
Soluções para a tarefa
Respondido por
18
Resposta:
Pois foi da Índia (e de vários putros países) que eles extrairam as especiarias o que era o principal motivo deles navegarem em busca de novos horizontes
Respondido por
4
Resposta:
Com esta frase os portugueses declararam quais eram as suas intenções para os seus interlocutores, tendo estabelecido que desejariam criar relações comerciais (que se mostrariam mutuamente benéficas para ambos) e estabelecer relações culturais.
Embora os portugueses tenham, de fato, estabelecido missões de catequização da Índia, acreditavam já lá haver cristãos, de modo que quando afirmam ter ido "buscar cristãos" estão, na verdade, pedindo para encontrá-los.
Perguntas interessantes