Ao causar-se a si mesmo, pondo por si mesmo a necessidade de sua própria existência, Deus faz existir todas as coisas singulares que O exprimem, porque são efeitos de Sua potência infinita. Em outras palavras, a existência da substância absolutamente infinita é, simultaneamente, a existência de tudo o que sua potência gera e produz. Deus é a causa eficiente imanente de todos os seres que seguem necessariamente de sua essência absolutamente infinita, não se separa deles, e sim se exprime neles e eles O exprimem. Há, assim, duas maneiras de ser e de existir: a da substância e seus atributos (existência em si e por si) e a dos efeitos imanente à substância (existência em outro e por outro). A esta segunda maneira de existir, Espinosa dá o nome de modos da substância. A substância e seus atributos, enquanto atividade infinita que produz a totalidade infinita que produz a totalidade do real, espinosa dá o nome de Natureza Naturante. À totalidade dos modos produzidos pelos atributos, designa com o nome de Natureza Naturada. Graças à causalidade imanente, a totalidade constituída pela Natureza Naturante e pela Natureza Naturada é a unidade eterna e infinita cujo nome é Deus (CHAUÍ, 2011). Sobre o conceito de ética para Espinoza, assinale a alterantiva correta: CONTADOR DE TEMPO A ética foi criada sem a relação com a religião, que se baseia em princípios diferentes. Espinosa dá o nome de ética de Natureza Naturante, para a influência biológica sobre a ética. Para Espinosa, a ética é um estado de espírito irracional que o ser humano utiliza para a dominação. A causalidade imanente leva ao espírito ético, visto que para ser ético não é necessário obedecer às regras.
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muito bom esse texto!!!!!
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letra c
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A ética é a forma de se olhar a moral, a partir das características de uma determinada cultura.
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