ao calibrar um pneu de bicicleta,a bomba fica quente,porque o ar foi comprimido.relacione esse fenômeno ao processo de formação de estrelas
Soluções para a tarefa
Ao calibrar um pneu de bicicleta, o ar é comprimido/contraindo e esquenta, esquentando também a bomba. As estrelas também são formadas por gases que se contraem, quanto a temperatura aumenta muito ocorre a fusão nuclear e se forma uma estrela.
As estrelas são formadas nas nebulosas, que são grandes nuvens feitas de gás, sendo basicamente compostas Hidrogênio e o Hélio (elementos bastante comuns no Universo).
Em algumas partes da nebulosa há uma maior concentração de gases. Nesses locais tem-se maior força gravitacional, fazendo com com que ela comece a contrair-se. Ao se contrair, um gás esquenta (o caso da calibragem do pneu de bicicleta). Então, a temperatura desses gases vai aumentando. A temperatura final dependerá do tamanho da região mais densa. Havendo muito gás a temperatura aumentará o bastante para "acender" o combustível nuclear, iniciando a queima do Hidrogênio (fusão nuclear), assim muita energia é liberada e nasce uma estrela.
Bons estudos!