Ao avaliar a alocação de recursos em um certo investimento, podemos dizer que o que se procura observar é uma relação ótima entre o risco e o retorno daquela decisão. COSTA, J. M. et al. Administração Financeira e Orçamentária. Maringá: Unicesumar, 2019. Neste contexto, podemos afirmar que: I. Os riscos de uma alocação podem ser mais gerais, referindo-se à conjuntura econômica durante o período analisado, ou mais específicos, referindo-se à empresa ou ao setor de maneira mais particular. II. Risco da alocação refere-se à chance de os eventos se sucederem de maneira adversa ao esperado e que isso implique em não se darem os retornos projetados. III. O retorno é mensurado em função do tipo de apuração adotado pelo administrador financeiro, ou por competência ou por caixa. IV. Para ser considerado viável o retorno de um investimento deve estar abaixo da taxa de corte. Do contrário, será cortado. É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Analisando as questões:
I. Os riscos de uma alocação podem ser mais gerais, referindo-se à conjuntura econômica durante o período analisado, ou mais específicos, referindo-se à empresa ou ao setor de maneira mais particular.
Verdadeiro.
O risco é um fator inerente ao investimento. A conjuntura econômica interfere muito nesse processo, por ser um ambiente externo e incontrolável (macroambiente).
A empresa e o setor ao qual pertencerão a alocação de recursos influi nas decisões de investimentos, pois, dependendo do setor, o investimento pode ser viável ou não em termos de retorno.
II. Risco da alocação refere-se à chance de os eventos se sucederem de maneira adversa ao esperado e que isso implique em não se darem os retornos projetados.
Verdadeiro.
Como já dito anteriormente, o risco é um fator inerente a qualquer tipo de investimento e está sujeito à influência de diversas variáveis, tanto macro quanto microambientais.
III. O retorno é mensurado em função do tipo de apuração adotado pelo administrador financeiro, ou por competência ou por caixa.
Falso.
Na realidade, o que é utilizado para apuração pelo administrador financeiro é o fluxo de caixa líquido, levando-se em conta o caixa inicial e o fluxo de caixa líquidos, na realização da comparação com o Valor Presente.
IV. Para ser considerado viável o retorno de um investimento deve estar abaixo da taxa de corte. Do contrário, será cortado.
Falso.
Na realidade, para este fim, é considerado o VPL (Valor Presente Líquido) e a forma como é calculada a viabilidade e retorno de um investimento é calcular se ele é superior a 0.
Se ele for superior, logo, o investimento será viável.
Então, é correto o que se afirma nas alternativas I e II.
Espero ter ajudado!