Ao atribuir competência aos sistemas de ensino para a fixação de normas de gestão democrática do ensino público na educação básica, a LDB fixa que essas normas deverão obedecer alguns princípios, entre eles, a: Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes. Fixação de legislação específica sobre escolha dos dirigentes escolares pelas assembleias dos estados, pela Câmara Legislativa e pelas câmaras municipais. Nenhuma das alternativas anteriores. Participação da comunidade escolar interna e externa na definição do currículo, com base nas necessidades culturais e econômicas da localidade onde está inserida a instituição de ensino. Obrigação dos diretores de apresentar a proposta de projetos pedagógicos das escolas e a participação dos pais dos estudantes nas associações de pais e mestres.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Bom dia!
a) Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
A gestão democrática prevista pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) sugere a participação social, como principal enfoque.
Dessa forma, destacam-se tanto a participação de todas as partes envolvidas da instituição escolar na elaboração do PPP, quanto a presença de pais nas tomadas de decisões nos conselhos escolares.
Perguntas interessantes