Ao assumir uma posição de liderança da cozinha hospitalar, o profissional da gastronomia deve adotar estratégias para otimizar a produção das preparações e se atentar à satisfação do paciente quanto às opções oferecidas, visto a importância da alimentação para os pacientes hospitalizados. ROBERTO, T. S. Et al. Gastronomia Hospitalar no conceito do Comfort Food. São Paulo: Livraria Balieiro, 2013. Durante a disciplina, foi abordado que a alimentação é de suma importância para recuperação do paciente hospitalizado. Nesse contexto, julgue as estratégias citadas abaixo e assinale aquela que pode ser utilizadas para melhorar a aceitação do paciente
Soluções para a tarefa
Resposta:
alternativa 4
Explicação:
Alternativa 1:
A orientação do paciente sobre o hospital como local destinado, unicamente, a tratá-lo é importante para que ele entenda a obrigatoriedade em consumir tudo o que lhe é fornecido, por isso, suas características culturais e religiosas devem ser deixadas de lado.
Alternativa 2:
Valorizar as receitas mais requintadas é uma estratégia importante para fazer com que o paciente se sinta em um restaurante e não relacione com comida de hospital.
Alternativa 3:
Para fazer com que toda preparação ofertada realmente seja consumida pelo pacientem deve-se manter um profissional ao lado deste paciente durante todo período de alimentação, sendo que o(a) copeiro(a) é o profissional mais indicado para este trabalho.
Alternativa 4:
Para avaliar a aceitação dos pacientes sobre as preparações servidas, pode-se investigar com os mesmos sobre as preparações mais aceitas ou rejeitadas, servindo como orientação no planejamento dos cardápios.
Alternativa 5:
Independente do tipo de dieta que o médico indicou ao paciente, o ideal é servir sopa no jantar para todos os pacientes, visando facilitar a produção e melhorar a aceitação, afinal, todos os pacientes sabem que vão consumir sopa no hospital.