ao assumir o governo, Getulio Vargas utilizou-se de algumas estratégias que garantiram a sua permanência no poder, durante o governo provisório. Cite quais foram essas estratégias e as decisões tomadas por Vargas para retornar a legalidade de constitucional em 1934
Soluções para a tarefa
Resposta:
- Fortalecimento do Estado e de si mesmo: centralização da tomada de decisões
• Demissão dos governadores dos estados e nomeação de homens de confiança enfraquecimento POLÍTICO das oligarquias
>Depois de movimentos contra o governo, houve um aceleramento da constitucionalização do país, convocando uma Constituinte.
Constituição de 1934:
• Sistema presidencialista, com mandatos de quatro anos, sem direito à reeleição
* Foi decretado que especificamente a próxima eleição seria por VOTO INDIRETO (o presidente eleito
pela assembleia foi Getúlio Vargas - no dia seguinte)
Resposta:
As primeiras medidas do novo governo foram:
o fechamento do Congresso Nacional;
a anulação da Constituição vigente (a primeira da república, promulgada em 1891);
a extinção dos partidos políticos. Vargas governaria por meio de decreto-lei.
Explicação:
Até 1930, os governadores estaduais eram chamados de presidentes de estado. Com a vitória da revolução, os presidentes foram depostos, o que marcou o fim do domínio dos coronéis e das antigas oligarquias sobre os estados. No lugar foram empossados os interventores federais, líderes aliados de Vargas e que deveriam cumprir as ordens do Executivo federal nos estados, como constava no Código dos Interventores.
Durante o governo provisório, Vargas decidiu racionalizar a administração pública. Ele criou alguns ministérios, como o da Educação e Saúde e o do Trabalho, Indústria e Comércio. O novo governo começava a investir na industrialização e no cuidado do operariado que começava a formar-se quando as primeiras indústrias de base foram instaladas.