Biologia, perguntado por julianaoloveira12, 1 ano atrás

Ao assistir a uma aula de Biologia sobre o Sistema ABO e Fator Rh, um estudante, apreciador de filmes e séries sobre vampiros, apresentou a seguinte relação à turma: “V dente do sexo, precisam sugar sangue de diferentes pessoas, logo é j AB” A realizada pelo seu aluno, lançou um exercício em que considerava o personagem mencionado como sendo sempre receptor universal. No entanto, foi criteriosa ao elaborar as questões, respeitando as bases da herança genética para a característica – ABO, e possibilitando cruzamento entre mortais (não vampiros) e vampiros. A partir de diferentes suposições, os alunos deveriam identificar qual delas apresentava uma conclusão correta. O gabarito correto da questão realizada pela professora corresponde a: Escolha uma: A. Caso o personagem do seriado se envolvesse com uma “ ” A homozigota para a característica, a probabilidade de o casal ter uma filha com o mesmo genótipo do pai para o sistema ABO seria de 50%. B. Supondo que o vampiro tivesse um filho, o Vamp Jr., de tipo sanguíneo B e que este teve uma filha homozigota recessiva para a carcaterística, conclui-se que a mãe de Vamp Jr. apresentava pelo menos, um alelo recessivo para a característica do Sistema ABO. C. Em relação ao Sistema ABO, se a avó materna do vampiro fosse homozigota recessiva, se o avô materno fosse heterozigoto (e não possuindo as aglutininas no plasma sanguíneo) e se os avós paternos apresentassem o mesmo genótipo do avô materno, então seria possível concluir que o pai do vampiro possuia, nos glóbulos vermelhos, os dois tipos de aglutinogênios e que a mãe era heterozigota para a característica. D. Considerando que um vampiro teve filhos com uma vampira, então havia probabilidade de 50% de nascerem filhos cujos alelos apresentariam dominância incompleta entre si

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
4

A alternativa B) é a correta.

Considerando o sistema de tipagem sanguínea ABO, onde os tipos sanguíneos se classificam em A, B, AB e O, que se caracterizam por certas proteínas de membrana nas hemácias que são chamadas de aglutinogênios e aglutininas que vão justamente aglutinar na presença de sangue estranho.

O tipo sanguíneo varia de individuo para individuo, mas é uma característica hereditária de dominância incompleta, logo, o individuo não será idêntico aos pais em questão de tipo sanguíneo.

Perguntas interessantes