Ao andarmos de avião, é normal sentirmos o ouvido tampar. Explique por que isso acontece
Soluções para a tarefa
Resposta:
RIO - Há um aspecto que une o passageiro da primeira classe ao que senta na poltrona do meio da última fileira da classe econômica de um avião: aquela dor chata no ouvido, a cada pouso e decolagem. O democrático incômodo é fruto da rápida mudança de altitude, à qual todo avião é submetido. Mas é possível amenizá-lo e até mesmo evitar que ele se torne um problema de saúde mais grave.
Para saber por que o ouvido dói é preciso entender como ele funciona. No fim do canal auditivo está o tímpano, a fina membrana que capta as vibrações do ar que serão decodificadas em sons pelo cérebro. Ele separa a parte externa do aparelho auditivo do ouvido médio, onde está uma das extremidades da Trompa de Eustáquio, uma ligação até o nariz e a garganta por onde o ar circula. É por este canal que o ar entra ou sai do ouvido, fazendo com que a pressão interna esteja ajustada com a externa.
A mudança brusca de pressão, natural quando um avião sobe ou desce milhares de metros em questão de segundos, faz com que a trompa se feche e o tímpano se retraia, causando a dor. Após a decolagem, a pressão da cabine gradualmente se torna menor que a do ouvido, e o tímpano infla para fora. Na descida, o efeito é inverso: aos poucos a pressão na cabine se torna maior que a do ouvido, e a membrana é empurrada para dentro.
SAIBA MAIS
Explicação: