Ao analisarmos os grupos políticos que se organizaram no Brasil no pós independência, podemos concluir que:
a) Após a independência houve grande articulação pelos grupos políticos em torno de um projeto de centralização política.
b) Havia uma divergência de opiniões entre os membros dos grupos políticos no Brasil em torno de seus projetos para o país, o que ocasionou uma série de atritos ao longo do período imperial.
c) O projeto federalista conseguiu agregar tantos os grupos políticos brasileiros quanto os grupos políticos portugueses no Brasil
d) Os grupos liberais defendiam a descentralização política e administrativa no Brasil e por isso eram chamados de recolonizadores.
e)Entre os conservadores a luta pela autonomia das províncias teve grande repercussão e por isso ficaram conhecidos como grupo descentralizadores.
Soluções para a tarefa
Resposta:
b) Havia uma divergência de opiniões entre os membros dos grupos políticos no Brasil em torno de seus projetos para o país, o que ocasionou uma série de atritos ao longo do período imperial.
Explicação:
♂️
No período imperial ocorrem três fatos históricos, o primeiro reinado, o período regencial e o segundo reinado. Cada um com um tipo de atrito específico, pois cada partido político tinha um projeto político específico. A resposta que responde esta questão é a letra b)
Primeiro império 3 partidos políticos principais.
Restauradores(caramuru): defendiam a volta de Dom Pedro I, logo que ele foi para Portugal.
Liberal Exaltado (jurujubas): defendiam fim da monarquia e defesa da república
Liberal Moderado (Chimangos): defendiam a permanência da monarquia e a escravidão, mas contrários a volta de Dom Pedro I.
Segundo império, 2 partidos principais:
Conservadores (saquaremas): defendem uma monarquia forte, centralizadora.
Liberais (Luzias): defendiam mais poder para as províncias.
O tempo histórico da história do Brasil? está muito fácil de achar, clica aqui! https://brainly.com.br/tarefa/22326074