Ao analisarmos atentamente a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular, podemos identificar contradições e descompassos entre esses documentos, seus objetivos e propostas metodológicas. Enquanto os PCNs, na condição de proposta, definem claramente sua opção pelo desenvolvimento de uma Geografia da Percepção, fenomenológica, subjetiva e diversa, a BNCC, na condição de norma obrigatória, apresenta uma concepção bastante vaga, ampla e ausente de determinações claras acerca dos seus objetivos de aprendizagem. Ao mesmo tempo, ambos os documentos deixam claro que a educação também deve compreender a formação cidadã atuante e crítica. Pensando-se nas demandas resultantes das contradições envolvendo documentos orientadores e definidores do currículo oficial, analise as afirmações.
I. No caso dos PCNs, sua aparente rejeição pelo materialismo acaba sendo contraditória ao se propor como objetivos de aprendizagem a formação de cidadãos críticos e atuantes, muito semelhante aos objetivos da Geografia Crítica, a qual se fundamenta no marxismo.
II. Quando a BNCC propõe uma formação ampla e efêmera, como resultado de uma grande preocupação em não ser democrática, acaba por destinar ao currículo oculto grande parte das práticas docentes.
III. Percebe-se que muitas das críticas e temores relativos a BNCC quanto sua imposição vertical e inviabilização da diversidade não encontram respaldo no texto do documento, que acaba produzindo um currículo mínimo tão escasso que mantém a práxis como prerrogativa do docente.
Superando as críticas aos documentos orientadores e definidores de currículo, podemos desenvolver estratégias conceituais e procedimentais que permitam a melhor associação destes com as especificidades locais e a práxis docente. Assim, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, II e III.
b. I, apenas.
c. I e II, apenas.
d. II e III, apenas.
e. I e III, apenas.
Qual estar correta ?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
sabe a resposta correta?
Respondido por
22
alternativa a I, II, III
Perguntas interessantes