Ao analisar os campos de experiência apresentados na BNCC (BRASIL, 2018), assim como também em seu material de apoio, é possível identificar diferentes formas, pelas quais o professor consegue explorar a ludicidade integrada à educação. Sendo assim:
1-Descreva em no máximo 10 linhas, como você, futuro professor/educador, poderá explorar a ludicidade integrada à educação, a partir de uma prática pedagógica,2-Elabore uma atividade lúdica, ou escolha uma já existente, envolvendo uma das possibilidades já apresentadas acima: (jogo sensorial, motor, de manipulação, simbólico, de montagem, de regras simples, de regras complexas), 3-Descreva o desenvolvimento/aplicabilidade da atividade, em sala de aula ou fora dela,4-Aponte pelo menos, dois possíveis objetivos que você pretende observar na criança, durante o desenvolvimento da atividade.
Soluções para a tarefa
Título: Inclusão através da brincadeira;
Objetivo: Desenvolver as relações humanísticas em sala de aula para a promoção do respeito e busca por um equilíbrio tanto em sala de aula quanto na vida cotidiana dos alunos;
Recursos: Brinquedos e jogos da memória
Proposta: Os alunos da Educação infantil, devem perceber cada elemento das figuras no jogo da memória, materiais esses que falam sobre a família, a cidadania, a vida nos espaços coletivos, entre outros.
O educador será o mediador da atividade.
Local: Laboratório de pesquisa;
Mais sobre a ludicidade:
https://brainly.com.br/tarefa/21153306
Resposta:
Título: Cada um tem seu papel único na sociedade, como usar isso da melhor forma. Aprender brincando.
Objetivo: Desenvolver as relações intelectuais em sala de aula para promover respeito dentro da sociedade dentro ou fora da escola.
Recursos: Brinquedo - Quebra cabeça.
Proposta: Os alunos da Educação infantil, devem juntar de forma correta cada elemento das figuras do quebra cabeça, materiais esses que falam sobre a família, boas maneiras envolvendo boas ações dentro e fora da escola, palavras indispensáveis na convivência em sociedade e sua importância ("palavras mágicas"), entre outros.
Mediador: O educador.
Local: Laboratório de pesquisa ou em sala de aula.
Possíveis objetivos: O jogo em sua forma lúdica ajuda na concentração para a sua resolução, sendo aplicado em dupla ou em grupo; também pode se perceber uma melhora no trabalho em equipe, trabalhando também na memória do aluno e juntamente a fixação de uma boa cidadania através das figuras apresentadas no final da montagem do jogo.
Explicação: