Ao analisar a obra clássica Édipo Rei, de Sófocles, com viés de técnico em Literatura, o especialista não apenas analisará a narrativa, história contada, mas será capaz de analisar características próprias dos textos clássicos. Entre diversas características da Literatura Clássica, ao estudar Édipo Rei, é possível destacar que:
a ) Os deuses são valorizados na obra de Sófocles e, como são seres divinos, aparecem na obra perdoando o protagonista e mudando seu destino no fim da narrativa.
b ) Sófocles desrespeitou a lei das três unidades, pois a ação da obra foca em dois eventos: a fuga de Édipo da sua antiga família e a descoberta do assassinato do Rei Laio.
c )
Apesar dos escritores clássicos defenderem a presença dos deuses em seus escritos e sempre os idolatrarem nas obras, a tragédia de Sófocles traz um protagonista que não respeitou os deuses, mas saiu impune sobre esse ato.
d )
Aristóteles se equivocou ao definir Édipo Rei como "a tragédia mais perfeita entre as que conheceu na Atenas do seu tempo", pois a obra desrespeita diversas regras de estrutura de Literatura da época.
e ) Independentemente da condição social das personagens, a linguagem permanece culta e elevada, pois é uma característica das obras clássicas.
Soluções para a tarefa
Entre diversas características da Literatura Clássica, ao estudar Édipo Rei é possível destacar que:
e ) Independentemente da condição social das personagens, a linguagem permanece culta e elevada, pois é uma característica das obras clássicas.
Entre diversas características da Literatura Clássica, temos na tragédia Édipo Rei:
. Aristóteles considerou Édipo Rei a tragédia mais perfeita entre as que conheceu na Atenas de seu tempo.
. Obediência à lei das três unidades: a ação concentra-se em único evento: a descoberta do assassino de Laio, conduzida da primeira à última cena; a ação desenvolve-se em único dia, garantindo a unidade de tempo, e passa-se em único lugar, o palácio de Édipo, conforme exige a unidade de espaço.
. O destino abate-se sobre o protagonista, que desrespeitou os deuses, acreditando que poderia evitar a maldição de que sua família vinha sendo vítima desde a geração de seus pais.
. A linguagem é elevada e culta, independentemente da condição e da situação social das personagens.
Bons estudos!