Ao analisar a charge pode-se chegar à conclusão de que o desmatamento na Amazônia, apesar de ter diminuído nas últimas datas, ainda origina diversos prejuízos socioambientais na região. Sua leitura reflete
I. a diminuição da fertilidade dos solos, comprometendo a potencialidade agrícola.
II. a exploração madeireira feita clandestinamente, na maioria das vezes com a conivência de governantes insensíveis aos problemas socioambientais.
III. o aumento da poluição do ar, provocando chuvas ácidas que impedem o desenvolvimento da agricultura.
IV. a implantação de projetos agrominerais e da instalação de barragens para geração de energia à base de hidroeletricidade, que, inevitavelmente, provocam desequilíbrios ambientais.
Está(ão) correta(s) apenas
A
a proposição IV.
B
as proposições II e III.
C
a proposição III.
D
as proposições I, II e IV.
E
as proposições I e III.
Soluções para a tarefa
Resposta:
D) as proposições I, II e IV.
Explicação:
O aumento da poluição do ar não está diretamente relacionado ao desmatamento, mas sim às queimadas. Já as chuvas ácidas estão associadas à emissão de gases originados pela queima de combustíveis fósseis.
O aumento da poluição do ar provoca diversos problemas, como as chuvas ácidas, mas elas não causam problemas para a agricultura, o problema é a corrosão de edifícios, veículos e danos aos seres vivos. A monocultura promove a diminuição da fertilidade dos solos e a exploração madeireira depende da conivência de governantes para acontecer (alternativa D).
Exploração da natureza e danos ambientais
A exploração da natureza, quando feita de forma sustentável, não gera danos ao meio ambiente, já a exploração insustentável gera danos graves que irão afetar a humanidade.
Venha estudar mais sobre a sustentabilidade
https://brainly.com.br/tarefa/3438122
#SPJ2