Pedagogia, perguntado por CacoSP, 5 meses atrás

Ao acompanharmos o percurso histórico das práticas de alfabetização evidenciamos uma multiplicidade de métodos que definiam a melhor forma de ensino. O método sintético ou o Método analítico, em seus desdobramentos, apresentavam caminhos que, ora indicavam que o ensino da língua deveria iniciar pela menor parte até o todo, ou pelo contrário, deveria começar do todo e finalizar na menor parte. Qual o método mais eficiente? E qual deve ser o investimento das políticas públicas para que a alfabetização chegue a todas as crianças, considerando que todas elas elaboram hipóteses sobre o que a escrita representa. Diante das questões apresentadas, identifique a alternativa que as responde corretamente.

O melhor método é o sintético clássico e este deve ter como menor parte o fonema, como observado na política nacional de alfabetização, que investe em bons materiais de leitura para as crianças.

Não há um método eficiente se considerarmos que as crianças são diferentes, possuem experiências diferentes com a escrita e aprendem em seu próprio ritmo, assim, o melhor investimento é na formação de professores.

O método analítico parte do todo, assim podemos afirmar que seja o melhor método do ponto de vista construtivista que trabalha a partir de textos, chegando até o ensino das letras, sendo o melhor investimento a compra de materiais.

O método eclético é o melhor método porque é elaborado de acordo com a concepção de aprendizagem do professor e a sua prática de ensino, mostrando-se coerente na relação ensino e aprendizagem, por isso o melhor investimento é na formação docente.

Todos os métodos são válidos e importantes desde que estejam previstos nas políticas públicas de alfabetização, pois estas baseiam-se nos resultados das avaliações externas, dessa forma o melhor investimento é em testes de proficiência.

Soluções para a tarefa

Respondido por ValdinhoGarcia
2

Resposta:

Não há método eficiente...

Explicação:

Baseado na teoria e prática de que cada aluno é um universo diferente, com conhecimentos, experiências e tem um ritmo próprio. Cabe ao professor identificar a melhor forma e trabalhar com cada aluno.


CacoSP: sabe mais alguma outra dessa prova?
Perguntas interessantes