Ao abordar o conceito de competência, Perrenoud (1999, p. 36 apud MENDONÇA; CORDEIRO, 2019, p. 170) destaca que as competências são “[...] importantes metas da formação. Elas podem responder a uma demanda social dirigida para a adaptação ao mercado e às mudanças e também podem fornecer os meios para apreender a realidade e não ficar indefeso nas relações sociais”. Ou seja, podemos compreendê-las como domínios práticos das situações cotidianas que precisamos resolver.
MENDONÇA, Camila Tecla Mortean; CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá - PR, Unicesumar, 2019.
A partir da definição de competência, defendida por Perrenoud (2000), leia as afirmativas e assinale a alternativa correta.
I – A competência pode ser definida como o domínio da prática das situações cotidianas.
II – As competências nos dão condições de compreender a realidade.
III – Ser competente é um objetivo que não pode ser alcançado na formação educacional, mais sim na ação pessoal.
IV – A competência é necessária para atuação no mercado de trabalho.
Está correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Em relação ao conceito de competência, segundo Perrenoud, é possível considerar como corretas as afirmativas I, II e IV, sendo que a alternativa III não está correta porque as competências podem ser alcançadas através do estudo e do aperfeiçoamento.
A educação de competências para Perrenoud
Em um primeiro momento é preciso diferenciar as habilidades e as competências, sendo a primeira pode servir para o desenvolvimento de variadas competências e a segunda está ligada a um conjunto de percepções, ações, pensamentos.
Ao desenvolver a competência voltada ao desenvolvimento motor, o professor deverá primeiramente se preocupar em desenvolver habilidades específicas como recortar, pintar, jogar, movimentar o corpo, para então, através de um conjunto de habilidades, desenvolver as competências.
Saiba mais sobre as competências de Perrenoud em:
https://brainly.com.br/tarefa/52474719
#SPJ1