Sociologia, perguntado por san67, 1 ano atrás

Ao abordar em seu artigo as práticas docentes em sala de aula, Antonio Nóvoa define e explica os “efeitos da moda”. Como Nóvoa explica a circulação rápida dos “efeitos da moda” e qual a crítica que faz?

Soluções para a tarefa

Respondido por Leticia140778
18
Conforme os estudos e as pesquisas realizadas por Antonio Nóvoa, a educação necessita de novas ações, diferenciadas. O processo de formação de professores necessita de mudanças, porém as mesmas acabam esbarrando-se em ações que sempre foram realizadas, essas são denominadas pelo teórico como os "efeitos da moda".
O excesso de discurso repetitivo, a análise que se repete constantemente diante de olhares teóricos "famosos", acaba atrapalhado o desenvolvimento educacional, pois nem sempre é positivo o trabalho com professores igualmente.
Existem inúmeras situações vivenciais desses profissionais e a formação dos mesmos necessita de mudanças que sejam positivas para o meio em que esses professores trabalham.
Portanto, conforme Antonio Nóvoa, não adianta trabalhar sempre o mesmo assunto e as mesmas teorias se a realidade das escolas, dos alunos e dos profissionais se diferenciam.
O está acontecendo na educação atual, é que as escolas querem se destacar no estudo de teorias que outras escolas se baseiam, acabando que se perdem no processo. 
 
Perguntas interessantes