Artes, perguntado por dvasco21, 10 meses atrás

antropologia idade media

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Respondido por dereyjail
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A ANTROPOLOGIA NA IDADE MÉDIA

No período delimitado e denominado de Medieval tem-se uma antropologia que apresenta umacaracterística determinante, a noção de homem sendo imagem e semelhança de Deus. Isso éfortemente marcado pela tradição cristã, em que o ser humano é finito perante o Senhor criador queé perfeito imutável e infinito.O conceito de pessoa dá ênfase ao singular, ao indivíduo, ao concreto, isto é, refere-se a todos osseres humanos como indivíduos. Esse conceito, segundo Mondin, não foi transmitido apenas comoum dado da fé, mas, recebeu uma análise racional.

Agostinho (334-430)

Segundo ele, o homem pode ser dividido em três partes, sendo elas: espírito, a alma e o corpo. Oespírito confere o caráter racional, o qual é o mais importante, a Alma confere a vida e, ao final, ocorpo que é a parte vista. Por fim, ressalta-

se que a imagem que o homem é do Deus está na “[..]mente, no entendimento [..]”e é isso que os fazem melhor que os outros seres.

Tomás de Aquino (1225-1274)

O autor afirma que o homem é formado de alma, a qual é ato do corpo, e o corpo e não,simplesmente, só de alma. Faz-se necessário afirmar que a alma é o primeiro princípio de vida nosvivente e é responsável pelo conhecimento e movimentação.Para Tomás de Aquino a alma não é composta nem de matéria, pois, primeiramente, sua natureza éde ser a forma de um corpo e, por segundo, a alma humana, por sua natureza, é intelectiva, pois seassim não fosse ela receberia, as formas provindas das coisas, de maneira individual, conhecendoassim só o individual, igualmente como ocorre com as potências sensitivas, mas ela, ao contrário,conhece as coisas de maneira absoluta.Por fim o homem se distingue das de mais criaturas não racionais por sua capacidade de conduzir seus atos, os quais são oriundos de uma vontade deliberada. Todas as ações provêm de umaatitude racional a partir de um objeto que deve sempre ser o fim e o bem.

Ricardo de São Vítor (1110-1173)

 Afirma que o conhecimento do homem e da divindade dá-se de maneira mutua, isto é, que tanto oesclarecimento de um como de outro é ponto de partida para serem compreendidos.Para o autor o homem é dividido em três partes, sendo elas: a cabeça, o coração, e o pé. A cabeça é

a parte alta onde o livre arbítrio preside a ação; “[...] O coração ocupa o lugar médio e íntimo [...]”,

corresponde à prudência e, por fim, o pé que está situado mais baixo, correspondendo ao desejocarnal, apetite.O filósofo afirma que o homem é uma só pessoa e que tem duas substancias: alma e corpo. Já, aocontrário, existe na “[...] natureza divina mais de uma pessoa onde não há mais que uma substância[...]”.Isso demonstra que no primeiro existe uma unidade da pessoa e na segunda uma unidade das

substâncias.Na relação feita entre substância e pessoa, nota-se que com o nome substância

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Enviado por Filipe Araújo

 

A ANTROPOLOGIA NA IDADE MÉDIA

No período delimitado e denominado de Medieval tem-se uma antropologia que apresenta umacaracterística determinante, a noção de homem sendo imagem e semelhança de Deus. Isso éfortemente marcado pela tradição cristã, em que o ser humano é finito perante o Senhor criador queé perfeito imutável e infinito.O conceito de pessoa dá ênfase ao singular, ao indivíduo, ao concreto, isto é, refere-se a todos osseres humanos como indivíduos. Esse conceito, segundo Mondin, não foi transmitido apenas comoum dado da fé, mas, recebeu uma análise racional.

Agostinho (334-430)

Segundo ele, o homem pode ser dividido em três partes, sendo elas: espírito, a alma e o corpo. Oespírito confere o caráter racional, o qual é o mais importante, a Alma confere a vida e, ao final, ocorpo que é a parte vista. Por fim, ressalta-

se que a imagem que o homem é do Deus está na “[..]mente, no entendimento [..]”e é isso que os fazem melhor que os outros seres.

Tomás de Aquino (1225-1274)

O autor afirma que o homem é formado de alma, a qual é ato do corpo, e o corpo e não,simplesmente, só de alma. Faz-se necessário afirmar que a alma é o primeiro princípio de vida nosvivente e é responsável pelo conhecimento e movimentação.Para Tomás de Aquino a alma não é composta nem de matéria, pois, primeiramente, sua natureza éde ser a forma de um corpo e, por segundo, a alma humana, por sua natureza, é intelectiva, pois seassim não fosse ela receberia, as formas provindas das coisas, de maneira individual, conhecendoassim só o individual, igualmente como ocorre com as potências sensitivas, mas ela, ao contrário,conhece as coisas de maneira absoluta.Por fim o homem se distingue das de mais criaturas não racionais por sua capacidade de conduzir seus atos, os quais são oriundos de uma vontade deliberada. Todas as ações provêm de umaatitude racional a partir de um objeto que deve sempre ser o fim e o bem.

Ricardo de São Vítor (1110-1173)

 Afirma que o conhecimento do homem e da divindade dá-se de maneira mutua, isto é, que tanto oesclarecimento de um como de outro é ponto.

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