Pedagogia, perguntado por tatid725, 11 meses atrás

ANTONIO GRAMSCI DEDICOU SEUS ESTUDOS AS ESTRUTURAS ECONÔMICAS E IDEOLÓGICAS DA SOCIEDADE CAPITALISTA E TINHA COMO CONVICÇÃO A NECESSIDADE DE SUPERAÇÃO DESSE SISTEMA EM RELAÇÃO A EDUCAÇÃO, O AUTOR PONTUA QUE ESCOLA DARIA AOS SUJEITOS A CAPACIDADE DE ROMPER COM A VASSALAGEM. COM BASEM SUAS LEITURAS ANALISE AS ASSERÇÕES :

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
52

As alternativas são:

I Gramsci teria severa críticas a escola de seu contexto histórico social.

II o autor identificava na educação pública vigente,ofertada as massas um modelo pedagógico desenhado para mantelas subserviente as desigualdades e injustiça do sistema que oprimia.

III para Gramsci a utilização do ensino ,são ferramentas ideológicas a serviço dos interesses do capital uma vez que busca apaziguar o coração dos futuros trabalhadores explorando e oprimidos pela lógica burguesa

I é verdadeira, pois via na escola de seu tempo não uma promotora da liberdade humana e do progresso social, mas uma mantedora da ordem vigente.

II é verdadeira, vendo a escola como uma instituição que formava apenas no aspecto técnico, preparando mão de obra para o trabalho nas fábricas, mas não para a compreensão das estruturas sociais.

III é verdadeira, embora esta fosse uma característica que ele via no modelo educacional que existia na sua época, e não uma característica da educação nela mesma.

Perguntas interessantes