Antônio é um gestor bastante experiente, pois já está no cargo há alguns anos. Contudo, o diretor da área de recursos humanos (RH) da empresa, anda incomodado com o turnover da área liderada por ele, tendo em vista, que a alta rotatividade se destaca em comparação com as demais gerencias. Os colaboradores da área de Antônio, porém, embora demonstrem certo desconforto, parecem ter receio de reportar qualquer situação para a área de RH. Todavia, na última pesquisa de clima, algumas questões apareceram como insatisfatórias e apresentaram indicadores preocupantes. São elas: “minhas opiniões são consideradas pelo meu gestor?”; “tenho autonomia para modificar o meu trabalho ou sugerir melhorias?”; “tenho um bom relacionamento com meu líder?”; “sou estimulado a me desenvolver e buscar novos conhecimentos?”. Considerando que a liderança apresenta relação direta com o comportamento organizacional e que as organizações buscam, cada vez mais, bons líderes que sejam capazes de conduzir seus colaboradores a alcançarem melhores resultados, pode-se afirmar que
a. Antônio pode ser considerado um líder visionário. Muitas organizações mantêm líderes com esse estilo por entenderem que eles são capazes de conduzir as equipes a melhores resultados no curto prazo, por serem mais impositivos.
b. Antônio pode ser considerado um líder situacional, ou seja, aquele que adota estilos de liderança diferentes de acordo com a tarefa a ser executada, de acordo com as pessoas que estarão envolvidas com a tarefa e com a situação em que a tarefa será realizada, adaptando seu comportamento às necessidades.
c. Antônio pode ser considerado um líder liberal, pois, deixa os liderados mais livres na execução de suas atividades e para tomarem suas decisões e, por isso, gera nos colaboradores o sentimento de que não são ouvidos e que não têm um bom relacionamento com a liderança, em função do distanciamento ocasionado por esse tipo de liderança.
d. Antônio pode ser considerado como um líder autocrático. Este é um tipo de liderança que tende a desaparecer das organizações, contudo, é um estilo que ainda é praticado por muitos profissionais que possuem mais tempo de mercado e aprenderam a gerir as equipes de forma opressiva.
e. Antônio pode ser considerado um líder técnico, pois, é detentor do maior conhecimento em função da sua experiência e, portanto, apresenta grande capacidade técnica sobre assuntos atinentes a sua área.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
A alternativa D) é a correta.
O líder autocrático centraliza tudo em si mesmo, desconsiderando totalmente os demais colaboradores.
O líder democrático é o líder que se apresenta como igual a todos os membros da equipe que lidera, onde ele mesmo entende que a maioria vence.
O líder liberal é bastante similar, só que esse tende a dar muita liberdade para o grupo a ponto de não perceber os excessos de informalidades.
O líder motivador geralmente é bastante liberal mas se atentando aos limites, dando liberdade até certo ponto, motivando a equipe, favorecendo a liderança entre os colaboradores, a comunicação e participação de todos.
Perguntas interessantes
Artes,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Química,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás