Antônio é dono de uma fábrica de doces artesanais. A empresa começou pequena, como um negócio familiar para obtenção de renda extra, mas aos poucos começou a prosperar, transformando-se na atividade principal da família. O número de empregados também cresceu bastante, mas até agora a equipe é composta apenas de funcionários que trabalham na produção, sendo toda a gestão realizada por Antônio.
Percebendo que a empresa tem boas perspectivas para os próximos anos, Antônio se prepara para dar um grande salto: vai construir novas e maiores instalações e pretende ampliar seu quadro funcional, abrindo novas vagas na produção, bem como criando níveis hierárquicos que serão compostos por cargos de supervisão e gestão – funções que até então não existiam na empresa. Como forma de recompensar toda a dedicação de seus funcionários mais antigos, Antônio pretende escolher dentre eles os futuros gestores, deixando para as novas contratações as vagas destinadas à produção.
Para que todo esse processo seja conduzido de forma apropriada, Antônio procura assessoria especializada, escolhendo sua empresa para assessorá-lo. A sua demanda corresponde à criação de um programa de treinamento e desenvolvimento, para que os funcionários mais antigos possam ser preparados para os cargos de gestão.
Você, na condição de consultor contratado por Antônio, deve sinalizar a ele quais são as principais competências a serem desenvolvidas por seus colaboradores para que se tornem gestores capacitados.
Além disso, você deve apontar as ferramentas que pretende utilizar para a condução desse treinamento e que benefícios podem ser obtidos por meio dessas ferramentas.
Soluções para a tarefa
Resposta: Os funcionários de Antônio devem desenvolver três tipos de competências: técnicas, humanas e conceituais. O conjunto dessas competências irá permitir o desenvolvimento do perfil do gestor empresarial, tornando os funcionários aptos para o desempenho das novas funções, que incluirão atividades de planejamento, controle, organização e tomada de decisões.
Para essa demanda, poderão ser utilizadas as técnicas vivenciais, que correspondem a uma metodologia de aprendizagem em grupo baseada no “aprender fazendo”. Dela fazem parte os jogos e as vivências, que permitem a aquisição de conhecimentos a partir da chamada aprendizagem vivencial.
Por meio da simulação de atividades integrantes das funções de gestão, os funcionários irão buscar soluções para problemas apresentados e praticar a tomada de decisões, tendo a oportunidade de aprender com seus erros e acertos no ambiente simulado, desenvolvendo comportamentos e atitudes e aprendendo a lidar com as consequências de suas ações.
Nessa metodologia, a aprendizagem será conduzida como um processo, formado por diferentes etapas, que permite aos funcionários sentir, pensar, refletir e agir, atingindo um aprendizado efetivo após atendidas as diferentes fases do ciclo da aprendizagem vivencial (vivência, relato, processamento, generalização e aplicação).
Como resultado, estarão sendo desenvolvidas as competências inicialmente sinalizadas, capacitando os funcionários para as novas funções. Assim, eles serão capazes de realizar as tarefas específicas pelas quais serão responsáveis, incluindo trabalhar com pessoas, formar e liderar equipes eficientes e notar as interligações entre os vários fatores a sua volta, tomando as medidas que se fizerem necessárias no seu dia a dia.
Explicação: Padrão de resposta esperado.