Antônio Alcântara Machado, escritor paulista, assim explanou sobre o Modernismo:
Um dos maiores benefícios que o movimento moderno nos trouxe foi justamente esse: tornar alegre a literatura brasileira. Alegre quer dizer saudável, viva, consciente de sua força, satisfeita com seu destino. Até então no Brasil a preocupação de todo escritor era parecer grave e severo. O riso era proibido. A pena molhava-se no tinteiro da tristeza e do pessimismo. O papel servia de lenço. De tal forma que os livros espremidos só derramavam lágrimas. Se alguma ideia caía vinha num pingo delas. A literatura nacional não passava de uma queixa gemebunda. Por isso mesmo o segundo tranco da reação foi mais difícil: integração no ambiente. Fazer literatura brasileira, mas sem choro. Disfarçando sempre a tristeza do motivo quando inevitável. Rindo como um moleque.
MACHADO, Antônio Alcântara. Cavaquinho e Saxofone. Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 1940.
A partir das ideias do autor presentes no fragmento lido, é correto afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1:
antes do Modernismo, a literatura brasileira se limitava à produção de livros com teor humorístico.
Alternativa 2:
com o Modernismo, a literatura deixa de ser alegre e foca-se em realizar a crítica social, pois essa é a principal função da literatura.
Alternativa 3:
ante do Modernismo, a literatura brasileira era mais rígida, assim, escritores modernistas tentaram reproduzir esse modelo de escrita literária.
Alternativa 4:
com o Modernismo, a literatura brasileira passa a apresentar uma produção mais alegre, que tinha consciência de sua força enquanto expressão da cultura de nosso povo.
Alternativa 5:
antes do Modernismo, a literatura brasileira expressava-se enquanto arte através da romantização dos fatos, de modo que a tradição literária reúne em sua maioria obras alegres e de exaltação à pátria.
Questão 10 de 10
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Sobre os aspectos voltados a arte e a literatura no Brasil, temos que a resposta certa é a: Alternativa 4:
com o Modernismo, a literatura brasileira passa a apresentar uma produção mais alegre, que tinha consciência de sua força enquanto expressão da cultura de nosso povo.
Isso porque o movimento modernista pode ser considerado como um movimento genuinamente brasileiro.
Ele teve inicio ainda no ano de 1922 com a semana de arte moderna promovida em São Paulo.
Assim, o modernismo prega que a arte não poderá ser um fim em si mesmo, devendo estar relacionada a um fator político.
você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/19427694
espero ter ajudado!
Anexos:
Perguntas interessantes