ENEM, perguntado por LauraMello6624, 9 meses atrás

Antônio, 45 anos, trabalhador rural de uma plantação de cana- de-açúcar, não possui "carteira assinada" e, durante sua rotinadiária de trabalho, sofreu um corte profundo na região do punho, provocado por seu facão. Procurou o hospital público da região,mas não conseguiu atendimento. Seus patrões, então, o encaminharam a um pronto-socorro particular, onde o plantonistarealizou a sutura dos tecidos cutâneos e subcutâneos e recomendou que procurasse um ortopedista especializado em mão.Antônio fez várias tentativas e, como não conseguiu agendar o atendimento especializado no Sistema de Saúde Público,procurou um Fisioterapeuta, relatando que há 30 dias havia sofrido o acidente supracitado e estava impossibilitado de realizaralguns movimentos, tendo perdido a sensibilidade da mão.Ao exame físico, o Fisioterapeuta detectou alteração tátil, térmica e dolorosa do lado externo da palma da mão (superfíciepalmar do polegar, indicador médio e metade do dedo anular). Constatou incapacidade do movimento de oposição do polegare deformidade em hiperextensão das articulações metacarpofalangianas dos dedos indicador e médio, bem como alteraçõestróficas da pele. O Fisioterapeuta utilizou exame de eletrodiagnóstico e identificou que os músculos responsáveis por taismovimentos não eram faradizáveis, havendo aumento na reobase e cronaxia, o que caracteriza lesão nervosa.Mediante os resultados obtidos na avaliação, o Fisioterapeuta concluiu tratar-se de uma lesão nervosa e reencaminhou Antônioa um Centro de Especialidades Médicas, vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS), para possível reparação cirúrgica donervo.Considerando as informações apresentadas no caso em foco,a) identifique, de forma objetiva, o tipo de lesão nervosa apresentada pelo paciente; b) supondo que o médico opte pela cirurgia, indique três objetivos de tratamento fisioterapêutico e duas orientações para afase pré-cirúrgica; c) em relação às dificuldades encontradas por Antônio para conseguir atendimento especializado, qual o princípio doutrináriodo Sistema Único de Saúde que não foi cumprido? Justifique.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por oliveiraconcursos
3

a) A lesão nervosa que pode ser vista no caso do paciente de 45 anos citado pelo enunciado, chama-se "neurotmese".

   

Conseguimos identificar esse tipo de lesão pelos sintomas falados no enunciado, que apresentam uma grande característica da neurotmese que é a lesão das fibras nervosas, no caso a lesão total e não a parcial. Vemos também a lesão da bainha de mielina que protege o axônio.

b- A Neurotmese, pode ser tratada com os seguintes objetivos de tratamento:

  • Gerar hidratação para que a pele consiga obter uma melhor qualidade, para isso são usados enxertos.
  • Fortalecimento dos músculos, nesse caso o fortalecimento deve ser focado nos músculos adjascentes.
  • Evitar contraturas musculares, para que o músculo não sofra altas tensões.

Duas orientações que podem ser oferecidas ao paciente são:

  1. O fato de que o músculo lesionado está fragilizado, então deve-se manter atenção em possíveis modificações como lesões na pele.
  2. Evitar mexer com objetos cortantes, pois o músculo pode não ter força para determinados movimentos.

 

Perguntas interessantes