Ed. Técnica, perguntado por alinetaciana30, 5 meses atrás

Antônia, mãe de três filhos, 34 anos, com a pandemia deixou o trabalho para cuidar dos filhos. Em sua rotina atribulada, lava os cabelos de qualquer forma, usa o xampu cremoso para não precisar usar o condicionador, não tem uma rotina de cuidado, e sempre prende os cabelos ainda molhados, para que não fiquem armados. Seus cabelos são extremamente oleosos. Além disso, ela relata fazer o consumo de alimentos mais calóricos, já que os fast food tem salvado a rotina de alimentação da família. Em seu penúltimo corte de cabelo, sua cabeleireira a alertou que sua cabeça estava com alguns pontos de ‘’caspa’’, ao qual, devido a constante falta de tempo Antônia nada fez. Já, em seu último corte de cabelo, seu cabeleireiro falou que as ‘’caspas’’ estavam maiores, e tinha uma região que estava com falha no cabelo. Antônia rapidamente procurou uma avaliação capilar. Na avaliação foi observado uma descamação em placas amareladas, um quadro inflamatório do couro cabeludo, e na região da queda muita descamação.

Elaborado pelo professor, 2022.


Observando a situação de Antônia, percebemos que o sucesso de um protocolo capilar não depende apenas do esteticista, na maioria das vezes, requer a participação ativa do cliente nos cuidados básicos e diários com seus cabelos. No entanto a maioria dos protocolos esbarram em um problema da atualidade, a falta de tempo, assim, as pessoas idealizam procedimentos e tratamentos rápidos que sejam eficientes, ou seja, que se realizem todas as etapas de recuperação de uma só vez. Sabemos que isso não é possível, o cabelo é um tecido corporal, nenhum procedimento, é capaz de regenerar o fio, ele apenas faz uma modificação temporária (como uma maquiagem) disfarçando e minimizando os danos.

1) A partir dos relatos apresentados no caso clínico, cite o nome da disfunção capilar que acomete a Antônia. Descreva os sinais clínicos desta disfunção.
2) Sobre os protocolos que podemos propor para a melhora deste caso clínico, explique a diferença entre os protocolos para tratamento capilar e os protocolos para terapia capilar.

Soluções para a tarefa

Respondido por julysilveira10
0

Resposta:

Explicação:

1)  

A Antônia pode estar sofrendo Dermatite seborreica ou eczema seborreico. Nesta dermatite, há o aumento na multiplicação celular da epiderme, e sua gravidade é determinada pela quantidade de sebo.

Os fatores que  podem estar desencadeando ou agravando a dermatite seborreica neste caso é a umidade, estresse, uso do xampu inadequado, alimentação, hipercalórica, entre outros.

2)

Resposta: Para o tratamento tradicional é indicado o uso de corticoides. Concomitante ao tratamento deve-se integrar as terapias que vão ajudar a deixar o couro cabeludo mais saudável e limpo controlando assim a descamação a inflamação e os níveis de oleosidade que os mais indicados são:

- O tratamento cosmético para couro cabeludo com caspa e seborreia consiste em uma suave es foliação do couro cabeludo com xampu esfoliante ou esfoliante facial. Após enxaguar bem e fazer a desincrustação com lauril sulfato de sódio, enxaguar novamente e secar o couro cabeludo com uma toalha. Com o couro cabeludo seco, ativar sua circulação com o eletrodo pente do aparelho de alta frequência, por 5 a 10 minutos, após aplicar máscara de argila verde em pó misturada com loção adstringente e antisséptica no couro cabeludo, ocluir com touca plástica ou de alumínio por 20 minutos. Após lavar o cabelo com xampu para cabelos oleosos e aplicar hidratante nos fios, massageando-os. Se necessário, secar com secador Este procedimento realizado nos salões de beleza suaviza e solta às escamações, ajudando no tratamento da caspa e da seborreia. Porém, é necessário que o tratamento continue em casa com produtos anticaspas, devido à resistência do fungo.

- A argiloterapia capilar é utilizada uma vez que a argila tem função de remover resíduos metabólicos do espaço intersticial e resíduos externos sobre a pele, ser remineralizante, entre outras funções que restabelecem as funções fisiológicas da pele. Juntamente com as argilas, podem ser adicionados óleos essenciais no combate à ação fúngica para hidratação, reposição de nutrientes, diminuição da irritação, prurido e edema. Ela também pode ser misturada em géis ou loções. As argilas verde, branca e a rosa são as mais utilizadas na estética capilar.

-A  Esfoliação Capilar que consiste na abrasão da epiderme com a finalidade de afinar a capa córnea e remover células mortas, preparando a pele para os diversos tratamentos estéticos.

- E por fim podemos integrar ao tratamento a drenagem para ajudar a melhorar a circulação na região, ela auxilia na eliminação das toxinas acumuladas nos tecidos.

Além do tratamento clinico com medicamentos e a integração das terapias para manter o couro cabeludo saudável a Antonia necessita melhorar seus habitos alimentares e a higiene capiar, evitar prender os cabelos molhados pois favorece a multiplicaqção fúngica. Fazendo todos os tratamentos haverá o sucesso e melhora do quadro clinico.

3)

Resposta:  Já no caso da Carla nota-se a necessidade do uso de Xampus para cabelos ressecados e danificados pois possuem maior quantidade de surfactantes aniônicos e podem ter em sua constituição compostos, como Aloe vera e óleo de argan, que atuam na hidratação e na regeneração dos fios, e, também, agentes condicionadores, como proteína e biotina, que restauram a umidade e a elasticidade dos fios, fortalece a haste e dão volume. Esses xampus têm a função de reter a umidade, tornar o cabelo mais macio, brilhante, maleável e não removem a cor artificial do cabelo. Também podem ser denominados de xampus hidratantes ou condicionadores.

Perguntas interessantes