Antoine Léon considera a abordagem histórica dos fatos da educação um indispensável instrumento de análise das situações do presente, devido à preocupação em relativizar os problemas atuais. Considera-a ainda como uma fase preliminar da ação, ao evidenciar a ambiguidade de todas as inovações, ao apontar os conflitos que pontuam todo o processo evolutivo e ao introduzir a exigência de longo prazo na avaliação dos efeitos educacionais.
LOPES, E. M. T. Perspectivas históricas da educação. 5. ed. São Paulo: Ática, 2009.
Nesse sentido, compreende-se que:
Escolha uma:
a. a história da educação é pragmática. Serve para resolver problemas, já que pode encontrá-los.
b. a história da educação não é um instrumento de conhecimento e, apenas de ação.
c. o estudo da história da educação auxilia na compreensão das relações do presente, assim, pode-se dizer que a história da educação traz o entendimento
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
É correta a alternativa C.
A História da Educação ajuda a compreender o desenvolvimento do conceito, e, assim, ajuda a compreender como o próprio professor se desenvolve e se apresenta enquanto agente histórico.
Compreendê-la ajuda, assim, a entender a própria ação e, compreendendo a própria ação, entender o sentido das escolhas pedagógicas, pragmáticas ou mesmo materiais que podem ser feitas dentro do ambiente escolar visando maximizar os ganhos pedagógicos.
Respondido por
4
Resposta:
C
Explicação:
A história da educação não é um instrumento de conhecimento, quando possível, poderá lançar mão de ações em favorecimento da sua compreensão.
Perguntas interessantes