Ed. Física, perguntado por vdca88ov7hho, 11 meses atrás

Antioxidantes são substâncias capazes de atrasar ou inibir a oxidação de um substrato oxidável. O papel dos antioxidantes é proteger as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres. Os radicais livres (agentes oxidantes) são moléculas que, por não possuírem um número par de elétrons na última camada eletrônica, são altamente instáveis. Estão sempre buscando atingir a estabilidade travando reações químicas de transferência de elétrons (oxi-redução) com células vizinhas. Apesar de fundamentais para a saúde, quando em excesso, os radicais livres passam a oxidar células saudáveis, como proteínas, lipídios e DNA".


Sobre os antioxidantes dietéticos mais envolvidos com o envelhecimento cutâneo propriamente dito, os que mais se destacam são:



I. Vitamina C: é o antioxidante mais abundante em nosso organismo, especialmente na pele, e está envolvida na formação das fibras colágenas.

II. Vitamina E: por se tratar de uma vitamina lipossolúvel, se acumula nas membranas celulares e atua como protetora da estrutura das células aos ataques conhecidos como peroxidação lipídica. É um componente de óleos vegetais e, entre suas ações, destaca-se a minimização dos danos provocados pelos radicais livres, protegendo, assim, contra o envelhecimento cutâneo.

III. Carotenóides: os carotenóides têm a capacidade de acelerar a oxidação de moléculas através de sua característica hidrofóbica, protegendo, assim, contra os dados causados pelo estresse oxidativo.

IV. Flavonóides: atuam como antioxidantes através de sua ação na ativação dos radicais livres, tanto nos compartimentos celulares lipofílicos quanto nos hidrofílicos.

Agora, assinale a alternativa correta:

Escolha uma:
a. Apenas a afirmativa I está correta.
b. Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
c. As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
d. Apenas a afirmativa III está correta.
e. Apenas as afirmativas I e II estão corretas. Correto
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
“O crescimento microbiano no alimento é relacionado diretamente com os fatores intrínsecos e extrínsecos, pois para que haja esse crescimento os microrganismos necessitam de condições favoráveis para se adaptarem e se multiplicarem:

- Fatores intrínsecos: São fatores que fazem parte do alimento;

- Fatores Extrínsecos: São fatores externos ao alimento".


Assim como acontece com os alimentos, o envelhecimento da pele também é afetado por fatores intrínsecos e extrínsecos. Sobre tais fatores, analise as afirmativas e julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):



( ) O envelhecimento cutâneo intrínseco ou cronológico, ou seja, aquele que independe de fatores externos, é decorrente da passagem do tempo e é determinado, principalmente, pela genética, pelo estresse oxidativo intrínseco e por condições gerais de saúde que possam afetar o estresse oxidativo, tais como o estado hormonal e metabólico.

( ) Temos, também de forma intrínseca e natural, sistemas antioxidantes que combatem a formação dos indesejáveis "radicais livres", doando elétrons para que a molécula fique estável novamente.

( ) O envelhecimento cutâneo extrínseco, por sua vez, está relacionado ao estilo de vida: exposição ao sol, exercício físico, uso de álcool e tabaco, movimentos musculares e alimentação.

( ) Uma dieta balanceada, com quantidades adequadas de alimentos antioxidantes e que contribua para uma saúde geral favorável, pode prevenir o envelhecimento precoce e melhorar o aspecto geral da pele. Esses fatores alimentares são considerados intrínsecos.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Escolha uma:
a. F - V - V - F.
b. V - V - V - F. Correto
c. V - V - F - V.
d. F - V - F - V.
e. V - F - V - F.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A importância dos antioxidantes está justamente no fato de que estes são capazes de regular a quantidade dos radicais livres no organismo. Uma dieta rica no consumo de antioxidantes colabora para a redução da situação de estresse oxidativo (desequilíbrio entre os níveis de radicais livres e antioxidantes)".


Existe um elemento importante no sistema antioxidante do organismo pois ajuda na neutralização dos radicais livres. O seu uso oral previne lesões ao DNA, diminui o processo inflamatório a reduz a apoptose celular.

Qual elemento o texto se refere?

Escolha uma:
a. Magnésio.
b. Polônio.
c. Selênio. Correto
d. Urânio.
e. Bauxita.

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
20

Olá!


1) Os antioxidantes dietéticos mais envolvidos com o envelhecimento cutâneo que se destacam são: vitamina C e vitamina E.

Sendo assim, a resposta correta é a alternativa e. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.


2) As alternativas I, II e III estão corretas. A IV está incorreta, pois fatores como dieta balanceada, com quantidades adequadas de alimentos antioxidantes são extrínsecos.

Sendo assim, a resposta correta é a alternativa b. V - V - V - F.


3) Um importante elemento presente no sistema antioxidante do organismo que contribui para a neutralização dos radicais livres é o selênio.

Sendo assim, a resposta correta é a alternativa c. Selênio.


Espero ter ajudado, bons estudos!

Respondido por nutricionistamoderno
8

Resposta:

1) Apenas as afirmativas I e II estão corretas. 

2) V - V - V - F.

3) Selênio.

Explicação:

1)

I - Vitamina C: é o antioxidante mais abundante em nosso organismo, especialmente na pele, e está envolvida na formação das fibras colágenas.

II - Vitamina E: por se tratar de uma vitamina lipossolúvel, se acumula nas membranas celulares e atua como protetora da estrutura das células aos ataques conhecidos como peroxidação lipídica.  É um componente de óleos vegetais e, entre suas ações, destaca-se a minimização dos danos provocados pelos radicais livres, protegendo, assim, contra o envelhecimento cutâneo.

III - Carotenoides: os carotenoides têm a capacidade de inibir a oxidação de moléculas através de sua característica hidrofóbica, protegendo, assim, contra os dados causados pelo estresse oxidativo.

IV - Flavonoides: atuam como antioxidantes através de sua ação na inativação dos radicais livres, tanto nos compartimentos celulares lipofílicos quanto nos hidrofílicos.

2)

O envelhecimento cutâneo intrínseco ou cronológico, ou seja, aquele que independe de fatores externos, é decorrente da passagem do tempo e é determinado, principalmente, pela genética, pelo estresse oxidativo intrínseco e por condições gerais de saúde que possam afetar o estresse oxidativo, tais como o estado hormonal e metabólico.

Temos, também de forma intrínseca e natural, sistemas antioxidantes que combatem a formação desses radicais livres, doando elétrons para que a molécula fique estável novamente.

O envelhecimento cutâneo extrínseco, por sua vez, está relacionado ao estilo de vida: exposição ao sol, exercício físico, uso de álcool e tabaco, movimentos musculares e alimentação.

A alimentação, fator relacionado ao envelhecimento extrínseco que nós, nutricionistas, possuímos conhecimento para intervir, é um dos fatores ambientais mais impactantes para o envelhecimento cutâneo: uma dieta balanceada, com quantidades adequadas de alimentos antioxidantes e que contribua para uma saúde geral favorável, pode prevenir o envelhecimento precoce e melhorar o aspecto geral da pele.

3) O Selênio é um mineral importante no sistema antioxidante do organismo, pois ajuda na neutralização dos radicais livres.O seu uso oral previne lesões ao DNA, diminui o processo inflamatório e reduz a apoptose celular.

Perguntas interessantes