ANTIGO REGIME ILUMINISMO REVOLUÇÃO FRANCESA
1 – 1 Considerando-se as características do Antigo Regime, é INCORRETO afirmar que:
a) a economia foi fortemente marcada pela atividade comercial, regida por concepções e práticas denominadas Mercantilismo
b) a expansão comercial associada à expansão marítima provocou forte migração e consequente despovoamento das cidades europeias.
c) a organização política predominante era fundamentada no Absolutismo monárquico e se legitimou pela teoria do Direito Divino dos Reis.
d) o processo de ocupação e colonização de territórios além-mar ajudou a expandir a cultura e os valores da Europa.
2 - Na sociedade francesa do Antigo Regime, um banqueiro milionário fazia parte do terceiro Estado tanto quanto um modesto camponês. Contudo, mesmo em condições sociais e econômicas diferentes, os membros dessa ordem tinham em comum o (a)
a) abolição dos direitos feudais e o desaparecimento da cobrança do imposto da Corveia e a ampliação da cobrança do dízimo à nobreza de espada.
b) a) reconhecimento da burguesia como a principal classe da sociedade francesa, considerando que esta era a mais numerosa e a mais homogênea das três ordens.
c) desejo de abolição dos privilégios do clero e da nobreza, ou seja, o fim dos direitos feudais e a instalação de uma verdadeira igualdade de direitos civis.
d) vontade de abolir a divisão entre burgueses e camponeses, visto que todos eram os maiores produtores da França e contribuíam igualmente com os impostos nacionais.
e) desejo de uma Constituição que reconhecesse os membros do terceiro Estado como os verdadeiros representantes da Comuna de Paris.
3- Quando se estuda o absolutismo monárquico, é frequente vermos a frase “O Estado sou Eu', proferida pelo Rei Sol, Luís XIV. É correto dizer que essa frase:
a) torna patente o uso do simbolismo solar, característico da maçonaria francesa.
b) explicita o conteúdo do absolutismo, no qual o rei é a fonte da soberania e do poder.
c) explica o Estado francês da época erroneamente, já que o rei não governava de fato.
d) foi proferida após Luís XIV ter vencido a Revolução Puritana e o exército de Cromwell.
e) foi proferida após Luís XIV ter vencido a Guerra das Duas Rosas.
4 -A partir do século XVI vários autores passaram a desenvolver teorias, justificando o poder real. São os legistas, que através de doutrinas leigas ou religiosas, tentam legalizar o absolutismo. Um deles é Maquiavel: afirma que a obrigação suprema do governante é manter o poder e a segurança do país que governa. Para isso deve usar de todos os meios disponíveis, pois que “os fins justificam os meios” professou suas ideias na famosa obra:
a) “Leviatã”
b) “Do direito da paz e da Guerra”
c) “O Príncipe”
d) “Política Segundo as Sagradas Escrituras” e) “República”
5- Nas sociedades do Antigo Regime, os grupos sociais estavam divididos em três estamentos: clero, nobreza e servos. Associe os três estamentos, listados na Coluna A, às características que os identificam, elencadas na Coluna B.
COLUNA A
1 Clero
2 Nobreza
3 Servos
COLUNA B
(__) Eram os portadores da tradição cristã e deviam zelar pela manutenção de seus princípios no seio da comunidade.
(__) Formavam a maioria da população e eram encarregados dos trabalhos necessários à subsistência da sociedade.
(__) Possuíam a direção militar da sociedade, empunhando suas armas contra os inimigos da fé cristã e os agressores externos.
(__) Por pertencerem ao único grupo social que tinha acesso ao estudo, seus membros exerciam forte controle na sociedade e parte deles ocupava cargos administrativos importantes nos reinos medievais.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.
a) 2, 1, 2, 3
b) 2, 2, 1, 3
c) 3, 3, 2, 1
d) 1, 3, 2, 1
e) 1, 2, 3, 2
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Letra B: a expansão comercial associada à expansão marítima provocou forte migração e consequente despovoamento das cidades europeias.
Falso. Não houve uma migração tão intensa a ponto de esvaziar as cidades europeias no período do Antigo Regime. A expansão comercial, embora tenha começado no período, não havia ainda se desenvolvido a este ponto.
2) A alternativa C é verdadeira, pois ambos desejavam acabar com a sociedade de privilégios estabelecidos e realizar uma constituição que tornasse todos iguais perante a lei (a burguesia, claro, desejava que esta "igualdade" levasse em conta os critérios de renda).
3) Letra B: Explicando o conteúdo do absolutismo, no qual o rei é a fonte da soberania e do poder.
4) Letra D: podemos apontar que Maquiavel professou suas ideias na obra O Príncipe, que foi produzida enquanto o mesmo encontrava-se na prisão, cujo objetivo era ganhar a simpatia e instruir o governante Lourenço de Médici a governar Florença.
Maquiavel apontava que a obrigação suprema do governante é manter o poder e a segurança do país que governa e que, de uma forma ou de outra, deveria atuar em benefício do povo, ainda que por meios duvidosos.
As ideias de Maquiavel ganharam força com o tempo, ainda que Lourenço não o tenha libertado e nem seguido suas instruções na obra O Príncipe.
5) Letra D: 1,3,2,1
Notas finais:
Espero ter ajudado, não precisa copiar essas explicações já que isso deve ser só de marcar o X é claro.