Física, perguntado por svc07, 10 meses atrás

Antigamente se acreditava que a luz se propagava com velocidade infinita, como foi possível verificar a sua finitude? E qual é o seu valor aceito hoje em dia pela ciência?​

Soluções para a tarefa

Respondido por scienceguy
3

Resposta:

Explicação:

Oi, Tudo bom ? Antigamente acreditava-se que a luz movia-se instantaneamente, ou seja, uma 'velocidade infinita'.A medida que a ciência, o que inclui a física, evoluiu, descobrimos diversas evidências de que a luz era uma onda eletromagnética, considerando apenas o modelo clássico, principalmente em meados do século XIX.Porém, se a luz é uma onda, ela precisaria de um meio para se propagar, todavia nenhum cientista achava evidências do éter luminífero, que seria o meio que a luz se propaga.Além do que, se esse éter existisse, a luz teria que ter sua velocidade alterada no vácuo dependendo de algumas circunstâncias.Nesse contexto, no final do século XIX foi realiza o famoso experimento de Michel-Morley(pesquisar no google para entender melhor), que consistia basicamente de um conjunto de espelhos e alguns interferômetros.Após esse experimento, atestou-se a velocidade da luz não se altera no vácuo e que tem valor constante que, na época, teve uma precisão muito próxima da atual.Porém, a velocidade da luz já havia sido calculada inúmeras vezes antes, tendo resultados até próximos do atual.

A velocidade da luz é de 299 792 458 m/s

Espero ter ajudado !


svc07: obrigada! pode ver as outras perguntas de física sobre quadro de lâmpadas?
svc07: são umas 3 ou 4 sobre quadro de lâmpadas
scienceguy: Tá no seu perfil ?
svc07: sim, são as de física, estão mais no meio.. todas são de quadro de lâmpadas e tem imagens!
Respondido por Barbiezinhadobrainly
2

A questão trabalha a velocidade da luz. Vamos voltar alguns anos na história e entender como chegaram no valor de 300.000 km/s.

  • Explicação:

A velocidade da luz foi verificada em 1819 com experimentos num semirrefletor, que refletia a luz quase que toda e permitia o seu cálculo de acordo com a distância percorrida por tempo. Como foi calculada na Terra e não no vácuo, estava parcialmente incorreta. Só foi estar totalmente comprovada através de  experimentos no espaço, que utilizavam o tempo que um raio de luz demorava para chegar do sol a terra ou a outro planeta mais próximo.

➯ Hoje em dia, o valor nominal da luz é de 300.000 km/s ou 3.10⁸ m/s.

A luz é uma onda eletromagnética. Ela se propaga mais rápido no vácuo.

Saiba mais sobre ondas eletromagnéticas em:

https://brainly.com.br/tarefa/17288176

Espero ter ajudado!

Anexos:
Perguntas interessantes