Química, perguntado por yasmingomes1471, 3 meses atrás

Antigamente os órgãos das igrejas tinham muitas peças em estanho. Contam que, por volta de 1851, a Rús sia passou por um inverno particularmente rigoroso e prolongado. Quando, por fim, a primavera chegou, as pessoas reuniram-se para celebrar uma missa na cate dral da cidade de Zats, próxima a São Petersburgo. Na primeira tentativa de tocar o órgão, as peças feitas de estanho começaram a se esfacelar, para o espanto geral. Uma vez que ninguém conseguia entender o que havia acontecido, começaram a pensar que era um "castigo dos céus". O que ocorreu foi que o estanho metálico, devido ao longo período de frio, converteu-se na forma alotrópica cinzenta. A densidade do estanho cinzento (5,75 g/cm³) é menor que a do estanho metálico (7,28 g/cm³) e, co mo a massa permanece constante, a transformação ocorreu com um aumento de volume, e o estanho cin zento, que é pulverulento, se desfez. Explique o que é alotropia e em que se diferenciam duas variedades alotrópicas.​

Soluções para a tarefa

Respondido por arielcrvlh
5

A alotropia é a capacidade que um determinado elemento químico possui de formar diferentes substâncias.

O exemplo mais clássico é o do elemento oxigênio (O): Ele forma tanto o gás oxigênio (O2) quanto o ozônio (O3).

O gás oxigênio é essencial para a respiração humana. já que é o principal componente atmosférico envolvido na respiração (o ar possui maior porcentagem de nitrogênio na sua composição, mas esse gás não reage).

O ozônio é conhecido, principalmente, pela camada de ozônio. Trata-se de uma camada que protege a Terra da incidência excessiva de raios solares, ajudando a manter a temperatura estável.

Perguntas interessantes