Anticorpos monoclonais, vacinas modernas e terapia genética tornaram-se um campo importante na biotecnologia moderna, especialmente na área da saúde humana e desenvolvimentos fascinantes alcançados nas últimas décadas são exemplos impressionantes de uma interação interdisciplinar entre medicina, biologia e engenharia.
A técnica de DNA recombinante envolve modificação direta do DNA, que representa o material genético de um ser vivo, de forma a alterar características do organismo vivo ou introduzir novas características.São várias as vantagens desta técnica, destacando-se a possibilidade de alteração do patrimônio genético dos microrganismos de modo a que estes possam produzir outros produtos de interesse como proteínas recombinantes com interesse farmacológico.
STRYJEWSKA, Agnieszka et al. Biotechnology and genetic engineering in the new drug development. Part II. Monoclonal antibodies, modern vaccines and gene therapy. Pharmacological Reports, v. 65, n. 5, p. 1086-1101, 2013.
Com base nas informações apresentadas, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Com o uso da biotecnologia, a soja modificada, expressando a proteína Cianovirina-N da alga azul (Nostoc ellipsosporum), é utilizada na produção de preservativos em forma de gel. O tabaco transgênico codifica a proteína Griffithsia (GRFT) de alga vermelha (Griffithsia corallinoides) mediante a manipulação genética utilizando o vírus mosaico; e a Calophyllum, expressando a proteína Calanolida-A, componente isolado do látex da árvore, são eficazes no tratamento contra o vírus HIV.
PORQUE
II. Estas proteínas atuam inibindo a gp120 (glicoproteína capaz de se ligar simultaneamente ao receptor de membrana CD4+ e ao CCR5 de linfócitos T auxiliadores), impedindo a adesão do vírus às células T CD4+ (leucócito que ativa outros leucócitos para atacarem antígenos).
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
b.
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
c.
As asserções I e II são proposições falsas.
d.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
e.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
Explicação:
corrifida pelo AVA
lucasvilela161p5ga05:
Muito obrigado Lyttzza, está CORRETO
Respondido por
0
A alternativa D) é a correta.
Os anticorpos monoclonais são vacinas diferentes, que hajam como uma terapia genética, já que leva a produção de anticorpos para serem usados pelos seres humanos, como é o caso do tratamento para o HIV que está sendo pesquisado com a proteína da alga azul.
Os anticorpos são moléculas especificas de defesa, logo, ela só tem anticorpos para o que foi vacinado.
Os linfócitos são células de defesa do sistema imune, essas só são ativadas como última barreira de defesa, quando o agente antígeno ultrapassa as barreiras físicas e inespecíficas do corpo.
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
Ed. Física,
7 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
Ed. Física,
10 meses atrás
Inglês,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás