Anticoncepção ou contracepção são métodos para evitar a gravidez. A contracepção pode ser feita com dispositivos, medicamentos (considerados reversíveis) ou cirurgias, que são irreversíveis. Não existe um método 100 % seguro, mas sim aquele que melhor se ajusta às características do casal, e de acordo com isso exibem taxas maiores ou menores de sucesso. O método contraceptivo mais adequado deve ser orientado por um médico especialista, nesse caso, um(a) ginecologista ou médico de família, esse profissional irá analisar os efeitos adversos, como irregularidades do fluxo menstrual, insatisfação do parceiro, problemas de entendimento no modo de usar, falta de motivação para o uso e orientará o uso do melhor método contraceptivo. O único contraceptivo capaz de evitar tanto doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) quanto a gravidez é o preservativo, ou “camisinha”, nas versões masculina e feminina. Os procedimentos cirúrgicos são alternativas definitivas ou reversíveis a fim de evitar a gravidez. Para a prevenção de DSTs, o preservativo ainda é a alternativa mais segura. (Manual Técnico da Secretaria de Políticas de Saúde: Ministério da Saúde, 2002) Diante de tal contexto, você deverá analisar a figura apresentada dos sistemas reprodutores masculino e do feminino e responder às seguintes questões: 1) Identificar os procedimentos cirúrgicos que representam. 2) Qual procedimento pode ser reversível e por quê? 3) Algum desses procedimentos interfere na gametogênese?
Soluções para a tarefa
1) Os procedimentos cirúrgicos apresentados são respectivamente: Vasectomia e Laqueadura de trompas.
2) A laqueadura das trompas pode ser reversível em 80% dos casos se o final das tubas uterinas tenha sido preservadas e a tuba não esteja dilatada. A vasectomia também pode ser reversível, porém é mais delicado principalmente se o homem tiver feito o procedimento a mais de 05 (cinco) anos.
3) A gametogênese é o processo de formação dos gametas femininos e masculinos e são produzidos nos túbulos seminíferos (dentro dos testículos), após produzidos são direcionados aos ductos eferentes até o epidídimo.
O processo de vasectomia é baseado no corte de um pedaço do ducto eferente, (amarrando ou cortando), porém não tem relação coma gametogênese.
Resposta:
1) A figura do sistema reprodutor masculino mostra a vasectomia, um método de contracepção masculino definitivo. É feita pela excisão de um segmento de cada ducto deferente.
2) A vasectomia impede o transporte dos espermatozoides. O procedimento não altera o aspecto do sêmen nem o desempenho sexual do homem. A reversão da vasectomia é tecnicamente possível, mas a taxa de sucesso é variável.
3) A vasectomia não interfere na gametogênese. O procedimento impede que os espermatozoides sejam depositados na vagina junto ao sêmen, no entanto, o volume do sêmen é essencialmente o mesmo.
1) A figura do sistema reprodutor feminino refere-se à ligadura ou laqueadura tubária, que, assim como a vasectomia, constitui um método permanente de contracepção, operacionalizado através da obstrução do lúmen tubário.
2) A laqueadura obstrui as tubas uterinas, impedindo a migração dos espermatozoides em direção ao ovócito, fazendo com que não ocorra a fecundação. Está indicada, por exemplo, em mulheres que já tiveram o número desejado de filhos e, portanto, desejam um método definitivo de contracepção.
3) A laqueadura tubária não interfere na gametogênese. Não tem ação sobre a produção de hormônios femininos, nem a ovogênese.